Muitos motoristas, buscando economizar combustível, caem na armadilha de colocar o veículo em ponto morto ao descer em declives. Trata-se da famosa prática de andar com o carro na banguela.
Entretanto, o que nem todos sabem é que essa atitude, além de ser proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro, esconde perigos que podem custar caro, tanto para o bolso quanto para a sua segurança.
Mas afinal, o que significa trafegar com o carro na banguela e por que muitos ainda recorrem a essa prática hoje em dia? Isso realmente ajuda a economizar gasolina? Por que é contraindicado?
Essas e outras perguntas serão respondidas ao longo deste artigo. Continue a leitura e entenda os motivos para evitar essa prática.
O que é andar com o carro na banguela?
Andar com o carro na banguela se refere ao ato de transitar sem tração, deixando o veículo se movimentar em declives com a marcha desengatada, apenas com o auxílio da gravidade.
Até a década de 1990, os motoristas adotavam essa prática para economizar combustível. Isso porque, os automóveis da época tinham carburador, uma peça que realizava a mistura de ar e combustível.
Ao deixar o câmbio em ponto morto, o item fazia com que o motor ficasse em marcha lenta, gastando menos gasolina. Desde então, a ideia de poupar combustível com o carro na banguela se popularizou, ao ponto de muitos acreditarem nela até hoje.
O problema é que essa estratégia se tornou ineficaz há bastante tempo, desde a chegada dos modelos de veículos com injeção eletrônica. Inclusive, fazer isso agora pode provocar o efeito contrário. Entenda melhor logo abaixo.
Essa prática economiza combustível?
Na medida em que os veículos foram se modernizando e a injeção eletrônica virou regra no mercado, usar o carro na banguela não só se tornou ineficaz para poupar combustível, como também passou a aumentar seu consumo.
O sistema atua para controlar a quantidade de gasolina utilizada e, quando o automóvel roda com a marcha desengatada, ele entende que a condição é de marcha lenta e precisa de ainda mais combustível para rodar.
Em contrapartida, se você descer um declive com o carro engrenado e sem pisar no acelerador, a injeção eletrônica atua para reduzir a operação ou até mesmo desligar alguns injetores de combustível.
O processo ocorre porque a força de giro das rodas movimenta a caixa de câmbio e o eixo, chegando até o motor. Assim, ele começa a funcionar apenas pelo embalo do automóvel, dispensando a injeção de gasolina.
Esse sistema é chamado de Cut Off. Por conta dele, você economiza mais combustível descendo declives com a marcha engatada do que com o carro na banguela.
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Quais os riscos de colocar o “carro na banguela”?
Como se não bastasse o aumento no consumo de combustível, rodar com o carro na banguela também oferece uma série de riscos para você e para a integridade do próprio veículo. São eles:
Os riscos de acidentes aumentam
O motivo mais importante para você não usar o carro na banguela é evitar acidentes. Quando a marcha não está engatada, o freio motor não atua para diminuir a velocidade do veículo durante a descida.
A falta de tração prejudica a estabilidade da direção e torna o controle do volante mais difícil, especialmente ao fazer curvas. Isso acaba aumentando os riscos de acidentes. Portanto, procure rodar sempre com a marcha engatada.
As peças do carro são danificadas
Essa técnica também pode danificar os componentes do seu veículo, aumentando ainda mais os riscos na estrada e gerando grandes prejuízos com manutenções corretivas.
Para começar, como o freio motor fica inoperante, o sistema de frenagem pode ser sobrecarregado e superaquecer. Assim, além da necessidade de conserto, você corre o risco de o freio falhar quando mais precisar dele.
Além disso, o automóvel em ponto morto interrompe a lubrificação da caixa de marcha. Se você o usar assim corriqueiramente, a longo prazo, todo o sistema pode travar, exigindo gastos enormes com reparos.
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Você pode ser multado
Se os pontos que citamos até aqui ainda não foram suficientes para convencer você a não utilizar o “carro na banguela”, saiba que rodar com ele assim é proibido.
Segundo o artigo 231, inciso IX, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), “transitar com o veículo desligado ou desengrenado, em declive” é considerado uma infração média.
O motorista que for pego cometendo essa prática pode ser penalizado com uma multa de R$130,16. Além disso, são somados 4 pontos na Carteira Nacional de Habilitação.
Além do prejuízo extra e dos pontos na CNH, você terá que lidar com todo o transtorno administrativo, uma vez que o automóvel pode ser retido pela autoridade de trânsito que efetuou a multa.
Agora que você já conhece todos os riscos de usar o carro na banguela, continue sempre bem informado sobre os temas mais importantes e interessantes do universo automotivo. Clique aqui e confira os últimos artigos do nosso blog.
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