Contar com o carro reserva no seguro auto é uma excelente opção para quem não pode abrir mão do veículo no dia a dia.
Quando um imprevisto ocorre e o automóvel sofre danos, além dos prejuízos com manutenção, é necessário lidar com os transtornos de perder temporariamente o meio de transporte.
Com um bom plano de proteção veicular, você não precisa abrir mão da segurança e da comodidade dos deslocamentos cotidianos, seja para trabalhar ou lidar com outros compromissos.
Quer entender melhor o que é um carro reserva no seguro auto, por quanto tempo você pode utilizá-lo, o que dá direito a esse benefício e como utilizá-lo? Neste artigo, vamos esclarecer os principais detalhes sobre o assunto. Confira.
O que é carro reserva no seguro auto?
O carro reserva no seguro auto é um serviço oferecido por algumas seguradoras como parte do pacote de cobertura do seguro de automóveis.
Esse benefício permite que o segurado tenha acesso a um veículo substituto por um determinado período enquanto o seu próprio carro está indisponível devido a um sinistro coberto pela apólice, como acidentes, roubos ou furtos.
Normalmente, trata-se de um automóvel alugado pela seguradora e emprestado ao segurado. O objetivo é garantir que o condutor não fique sem realizar seus deslocamentos necessários enquanto o seu carro está passando por manutenção ou pela resolução de outros problemas.
Na maioria dos casos, as seguradoras oferecem essa proteção como um adicional ao plano de seguro contratado.
Entretanto, mesmo sendo um serviço relativamente comum, em boa parte das situações é necessário pagar uma quantia adicional à empresa para conseguir ter acesso ao carro reserva no seguro auto.
Mesmo assim, muitos motoristas acabam optando por essa contratação extra por conta do conforto, segurança, autonomia e custo-benefício que o automóvel reserva oferece em caso de imprevistos.
Quanto tempo posso utilizar esse benefício do seguro?
Em primeiro lugar, tenha em mente que o tempo de uso do carro reserva no seguro auto está condicionado às cláusulas da apólice contratada.
Contudo, por padrão, o procedimento é que o automóvel fique junto ao segurado durante o período de 7 dias, que pode ser estendido de acordo com o sinistro que provocou a ausência do seu veículo original.
Para as seguradoras que têm contratos mais flexíveis, é normal que o tempo de permanência seja estendido para mais 2 semanas ou até mesmo um mês.
Em todo caso, é muito importante consultar a apólice ou contatar a empresa para verificar exatamente qual é esse período, se ele atende às suas necessidades e se possíveis adicionais não estão sujeitos a cobranças maiores.
O que dá direito ao carro reserva no seguro auto?
Assim como o tempo de concessão do carro reserva no seguro auto, sua liberação também está condicionada às regras da apólice comercializada pela seguradora.
No geral, o veículo é disponibilizado em caso de perda total, parcial ou roubo, que são os sinistros cobertos pelo contrato de seguro automotivo. Veja como cada situação se caracteriza:
Perda parcial do automóvel
A perda parcial ocorre quando o carro sofre danos que comprometem até 75% do seu valor. Nessas situações, o veículo é encaminhado para uma oficina, sendo submetido a todas as manutenções necessárias para retomar suas condições conforme o coberto pela apólice.
Caso o benefício esteja previsto em contrato e o segurado pague a franquia corretamente, o carro reserva no seguro auto é liberado durante esse período de reparo.
Perda integral do carro
Já a perda integral do carro, ao contrário do caso anterior, acontece quando os estragos ultrapassam 75% do seu valor.
Quando isso acontece, o procedimento padrão é que a posse do veículo seja transferida à seguradora, que concede ao segurado uma quantia integral para a aquisição de um automóvel novo. Nesses casos, não há cobrança de franquia.
Além disso, o carro reserva no seguro auto é concedido durante o período estipulado no contrato da apólice, conforme os padrões que abordamos anteriormente.
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Quais os tipos de veículo reserva?
Quando tratamos sobre carro reserva no seguro auto, uma dúvida comum entre os condutores é sobre os tipos de veículos disponibilizados pelas seguradoras.
Novamente, cada apólice possui seus próprios benefícios e particularidades que também dizem respeito ao padrão do automóvel liberado de modo temporário.
Dito isso, o mais comum é que esse veículo seja de um modelo básico, já que sua finalidade é apenas suprir a necessidade de deslocamento durante um período específico.
Ou seja, são carros mais simples, sem ar-condicionado, direção hidráulica e outros adicionais que elevam seu padrão.
Caso você queira opções de veículos mais completos, é possível negociar com a seguradora. Entretanto, esse tipo de alternativa na cobertura adicional costuma ser significativamente mais cara.
Como acionar o benefício?
O acionamento de uma cobertura costuma ser burocrático, mas as seguradoras tendem a agilizar a concessão do carro reserva no seguro auto para que o segurado não fique sem a assistência quando mais necessita.
Tudo começa na comunicação do sinistro à empresa. Nesse momento, ela irá informar todos os trâmites para cobri-lo, além de onde retirar o veículo e seu prazo de uso.
Em geral, as seguradoras orientam os clientes a retirar o automóvel em uma locadora, onde só é necessário apresentar a carteira de habilitação e o documento do seguro.
Mais uma vez, reforçamos que é fundamental consultar sua apólice. Assim, você fica ciente sobre os procedimentos necessários e evita contratempos em momentos de necessidade.
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