Direção hidráulica pesada: o que pode ser?

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Diferente dos sistemas mecânicos tradicionais, que exigem força física dos condutores para girar o volante, a direção hidráulica utiliza um sistema de fluido pressurizado para auxiliar no movimento, tornando-o leve.

Presente na maioria dos veículos modernos, essa tecnologia garante controle e maciez na direção, proporcionando segurança e uma melhor experiência ao motorista. 

Contudo, alguns fatores podem comprometer o mecanismo, tornando-a pesada. Saber a origem do problema e como repará-lo é essencial para garantir o desempenho do carro e evitar acidentes.

Neste artigo, você encontrará tudo sobre o assunto. Acompanhe e entenda como a direção hidráulica funciona, os fatores comuns que podem prejudicá-la e os melhores meios para evitá-los e corrigi-los. 

Como a direção hidráulica funciona?

A direção hidráulica é um sistema comum de assistência à direção que utiliza uma bomba para gerar pressão hidráulica. Quando ativada durante manobras, a bomba proporciona energia para um fluido amplificar a força aplicada pelo condutor, reduzindo a necessidade de esforço ao girar as rodas.

Essa bomba é acionada pelo motor do veículo, por meio de uma correia e uma polia. Assim, a quantidade de fluido fornecida depende da velocidade de rotação do motor. 

Em situações de marcha lenta, a bomba deve manter um fluxo adequado, sendo regulada por uma válvula de alívio, especialmente durante rotações elevadas, quando a assistência da direção hidráulica deve ser reduzida.

Além disso, em momentos nos quais o motorista não exerce força, como a condução em linha reta, também não há assistência fornecida.

Quais problemas podem tornar a direção pesada?

Como você pôde ver, o fluido é o componente essencial para a direção hidráulica funcionar do jeito certo.

Sendo assim, se notar o volante mais pesado que o normal, a perda de eficiência pode estar relacionada à falta, excesso ou até mesmo à contaminação do químico circulado internamente.

Esses problemas não só prejudicam a condução, como comprometem a vida útil de outros componentes, como a caixa de direção e a bomba hidráulica, que têm a manutenção corretiva bem cara.

A direção dura, também pode ser provocada por outros fatores como:

  • Folgas e desgastes nas peças; 
  • Danos na correia; 
  • Obstrução ou vazamento das mangueiras;
  • Baixa pressão da bomba. 

Antes de entender como prevenir ou corrigir esses problemas, entenda melhor como eles ocorrem e como identificá-los:

Falta de fluido

Ao estar abaixo do indicado, seja por erros nas revisões anteriores ou vazamento no circuito hidráulico, é exigido um esforço maior para a condução, dando a sensação de uma direção pesada. 

A primeira atitude a ser tomada diante dessa circunstância, é verificar o nível de fluido. No caso de vazamento, será necessária uma inspeção minuciosa para identificar o local exato e efetuar os reparos necessários.

Excesso de fluido

Já no caso de uma quantidade maior que o necessário, o resultado é o acúmulo de resíduos no circuito hidráulico. 

Tais resíduos entopem os dutos do sistema, com riscos de danos à bomba de direção. Por fim, a direção hidráulica perde eficiência e acaba exigindo uma força maior do motorista. 

Correia

Outra causa comum para a perda de eficiência da direção hidráulica é a má tensão da correia. Se ela estiver baixa, a peça pode escorregar ou patinar sobre as polias. 

Nessas situações, o giro deixa de acompanhar a velocidade normal de trabalho e o compressor diminui a pressão do circuito hidráulico. Ou seja, o esforço exigido ao volante aumentará de maneira gradativa.

Porém, caso a correia esteja desgastada ou se quebre, a direção é endurecida imediatamente. 

Outras causas

Por fim, há diversas outras causas que podem fazer a direção hidráulica ficar pesada. Isso inclui, a baixa pressão da bomba de compressão por conta de fatores mecânicos e obstruções ou vazamentos nas mangueiras do circuito hidráulico.

Além deles, existem mais fatores que podem deixar a direção pesada, por exemplo: 

  • Coluna de direção desalinhada;
  • Sistema com falhas nos terminais; 
  • Pivôs danificados;
  • Fluido pode estar contaminado;
  • Mecanismo do sistema de direção avariado em algum segmento.

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Como corrigir e evitar problemas na direção hidráulica?

Ao primeiro sinal de um comportamento diferente do usual, não hesite em procurar uma oficina da sua confiança para verificar o que está afetando a condução do automóvel.

Apenas o especialista saberá qual é a causa exata das falhas apresentadas para resolvê-las da forma mais eficaz e menos onerosa possível. 

Tenha em mente que, quanto antes você buscar assistência especializada para resolver alguma alteração na direção, menor será a extensão do problema, os impactos nos demais componentes do veículo, prejuízos, e vice-versa.

E caso seja necessário realizar qualquer reparo no conjunto da direção, saiba que também é preciso fazer a troca do fluido hidráulico.

Dito isso, quando tratamos sobre o bom funcionamento do automóvel, é sempre bom prevenir do que remediar. Portanto, preze pelas revisões periódicas do seu sistema de direção hidráulica.

Como todo óleo, o fluido possui um prazo de validade. O ideal é a troca ser feita a cada 50 mil km, mas isso varia bastante de acordo com cada fabricante. Portanto, faça todas as manutenções preventivas conforme as orientações do manual do seu carro.

O ideal é fazer as revisões na concessionária ou em uma oficina especializada da sua confiança. Até porque, não é qualquer fluido que pode ser usado na direção hidráulica, sendo que também é essencial atender às especificações do fabricante. 

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