O novo BMW i5 Elétrico no Super Bowl foi um dos assuntos recentes que mais movimentou o universo automobilístico global.
A grandiosa final da National Football League (NFL) dos EUA é conhecida pelo apelo esportivo e pelo espaço publicitário de TV mais caro do mundo. Anúncios de novidades e marcas geram grande expectativa no público.
Na decisão deste ano, disputada entre o Kansas City Chiefs e o San Francisco 49ers no dia 11 de fevereiro, a gigante automobilística alemã chamou a atenção com seu novo modelo de i5 e reforçou de uma vez por todas que os carros elétricos chegaram para ficar.
A seguir, veja como foi a aguardada divulgação do BMW i5 Elétrico no Super Bowl e saiba o que esperar dos veículos elétricos para os próximos anos.
Como foi o anúncio do novo BMW i5 Elétrico no Super Bowl?
A apresentação do novo BMW i5 Elétrico no Super Bowl teve como protagonista ninguém menos que o astro Christopher Walken, vencedor do Oscar que já atuou em mais de 100 filmes.
Durante a final da NFL, a marca alemã apresentou um comercial de 60 segundos, chamado de “Talkin’ Like Walken”. O título da peça brinca com a fonética do sobrenome do ator, podendo ser traduzido como “Falando como Walken”.
O enredo brinca com o ritmo de fala de Christopher, uma das suas características marcantes, que não só o tornou tão distinto em Hollywood, como também fez dele um dos atores mais imitados entre humoristas e o grande público.
Ao longo da história, Walken vive um dia “comum” dirigindo seu i5, encontrando diversas pessoas que fazem questão de imitar seu modo de falar. A mensagem que fica é que, em meio a tantas imitações, só existe um Christopher Walken, assim como só existe uma BMW.
O comercial termina com o ator encontrando casualmente com o cantor vencedor do Grammy Usher, minutos antes de ele iniciar sua apresentação no Super Bowl. Para ver na íntegra o comercial do BMW i5 Elétrico no Super Bowl, clique aqui.
Com o novo i5, a montadora alemã promete combinar toda a performance, elegância e excelência típicas da marca a uma série de inovações digitais, sistemas avançados de condução e estacionamento automatizado.
Além disso, a apresentação do BMW i5 Elétrico no Super Bowl deu evidência à ascensão dos modelos elétricos, que estão tomando conta do mercado e ganhando o gosto até mesmo de consumidores tão exigentes quanto os da categoria premium.
No tópico seguinte, entenda melhor porque essa é uma tendência tão marcante e o que esperar deste mercado para os próximos anos.
O que esperar dos carros elétricos para os próximos anos?
Quando afirmamos no início deste artigo que os veículos elétricos chegaram para ficar, não foi apenas uma figura de linguagem.
Este mercado ainda enfrenta obstáculos, principalmente com infraestrutura de recarga e acesso público. No entanto, um estudo sugere que eles representarão quase 90% da frota mundial de automóveis em breve.
A previsão é de um relatório recente do Rocky Mountain Institute, que projeta que os elétricos irão representar de 62% a 86% do total de veículos até 2030.
Os resultados da pesquisa ainda indicam que os veículos a combustão interna deverão ter sua era encerrada muito em breve. Isso porque, o pico de interesse dos consumidores pela categoria foi em 2019. Desde então, ele diminuiu 5% ao ano.
Enquanto isso, o interesse pelos elétricos cresce a cada dia. Em aproximadamente 5 anos, os níveis de vendas desses carros deverão saltar de 10% para 80% do mercado total.
Os índices devem se tornar ainda maiores na medida em que a infraestrutura de carregamento melhora, que os custos de produção de baterias diminuem e que os incentivos governamentais para veículos sem emissão de carbono crescem.
Estas são tendências que já podem ser observadas e que estão crescendo ao redor do mundo, particularmente na Europa e Estados Unidos.
Por falar em tendências, esse movimento de popularização já incentiva algumas novas perspectivas no mercado de elétricos, que podem ser observadas no Brasil e no mundo já neste ano de 2024. As principais são:
Maior autonomia dos veículos
As montadoras investem de maneira contínua em novas tecnologias para as células de bateria dos carros elétricos. Com isso, hoje a autonomia e o alcance desses veículos já é muito maior que o observado há poucos anos.
Os consumidores que optam pela categoria já conseguem percorrer longas distâncias com apenas uma carga, e a tendência é que a atratividade desse mercado para quem gosta de viajar só cresça com o passar dos anos.
Carregamento mais rápido
Seguindo a busca por uma maior autonomia cotidiana dos motoristas, as fabricantes também estão investindo no desenvolvimento de sistemas de carregamento cada vez mais eficientes e rápidos.
Hoje ainda é preciso esperar algumas horas para atingir a carga total, mas bem menos que no passado. Em breve, esse tempo será reduzido para minutos. No processo, espera-se que a expansão da infraestrutura de carregamento passe comportar carregadores ultra rápidos.
Foco em conectividade
A exemplo do anúncio do BMW i5 Elétrico no Super Bowl, todo o mercado de elétricos hoje busca promover soluções mais inteligentes, conectadas e focadas em uma experiência de direção mais cômoda e totalmente integrada.
Desde atualizações de software remotas, passando por assistentes digitais de direção, até sistemas completos de entretenimento e recursos avançados de segurança, esses veículos já são marcados pela alta tecnologia.
Sustentabilidade ainda maior
A popularização dos carros elétricos tem como grande impulsionador a sustentabilidade. Enquanto sua conscientização cresce e se torna uma demanda maior na sociedade, as fabricantes focam mais em minimizar seus impactos ao meio ambiente.
Cada vez mais, a indústria busca por processos de fabricação ecológicos, materiais recicláveis, uso mais eficiente de energia, entre outros avanços que permitam ampliar o seu posicionamento sustentável.
Poder de escolha do consumidor
Por fim, o aumento no poder de escolha do consumidor é outra tendência que está ditando o mercado de elétricos. Para atender diferentes preferências e necessidades, as montadoras estão ampliando sua gama de modelos disponíveis.
De compactos voltados às cidades, até automóveis de luxo, passando por SUVs espaçosos e até mesmo veículos comerciais, as opções são diversas e crescentes. Além de ampliar o leque de escolhas dos compradores, elas também incentivam ainda mais a adoção dos elétricos.
Gostou de saber mais sobre o anúncio do novo BMW i5 Elétrico no Super Bowl e das tendências do mercado de elétricos? Continue expandindo seus conhecimentos sobre o universo automotivo com os conteúdos do Automotivo Shopping! Clique aqui e acesse o blog.
Leia também: Carro manual ou automático: quais são as diferenças?