Vibração no volante: identifique os sinais e evite os possíveis problemas

Seja uma vibração no volante ou qualquer sinal que o carro emita, é muito importante que você esteja atento e aja de forma rápida. Se analisarmos bem, o carro é como um organismo vivo, cada peça tem uma função importante no sistema mecânico, assim como os órgãos no corpo humano. Os faróis são como os olhos, o motor como o coração e o carburador como o pulmão e por aí vai. Cada peça depende da funcionalidade ativa uma da outra e se um simples pistão não funciona bem, nada irá funcionar bem.

O volante é um dos itens mais importantes para a condução do carro, ele é a principal peça que está em contato direto com o motorista e é por ali que alguns sinais sobre o carro irão aparecer. Isso pode ser em relação a dirigibilidade, a segurança ou o pedido de socorro para uma manutenção do veículo. Por isso esteja atento a todos os sinais e o que eles têm a dizer sobre a saúde do conjunto mecânico do seu carro. Um desses sinais é a vibração do volante, saiba que ele pode ser um sinal de que está acontecendo algo de errado com o seu automóvel.

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Veja agora os 5 problemas mais comuns que causam vibração no volante

Um dos pensamentos mais recorrentes dos motoristas em relação a vibração do volante, é de que essas vibrações, constantes ou não, acontecem por conta do tempo de uso do carro e que isso não é sinal de nenhum problema. Essa vibração é o sinal de que muitos componentes mecânicos estão desgastados e que precisam urgentemente de cuidado ou até mesmo de troca.

Listamos abaixo os 5 principais motivos que farão com que o seu carro vibre. Fique atento e entenda quando você deve se preocupar ao perceber vibração no volante:

1- A falta de alinhamento e balanceamento adequado das rodas

Essa é a vibração transmitida para o volante que costuma ser a mais comum. A falta de alinhamento e balanceamento adequado podem ocasionar a vibração do volante, especialmente na estrada, em alta velocidade. Os carros que costumam transmitir esse sinal com clareza são os veículos com direção mecânica, mas de vez em quando isso também pode estar presente nos automóveis com direção hidráulica e elétrica.

Se você já percebeu alguma vez o seu volante com este comportamento aliado a sons de pequenas cantadas de pneu em curvas e rotatórias, provavelmente o problema esteja mesmo na falta do alinhamento e balanceamento. Mas, a boa notícia é que este problema é muito fácil de resolver. Basta levar o carro em qualquer centro de automóveis para realizar o ajuste. O bom é que o custo deste tipo de serviço costuma ser baixo.

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2- A falta da calibragem dos pneus.

Talvez uma das causas invisíveis que podem fazer o volante vibrar, é a falta de calibragem dos pneus. Uma calibragem muito baixa ou muito acima do adequado (segundo o fabricante) pode fazer com que os pneus fiquem expostos em condições inapropriadas de uso, tendo como principal sintoma a vibração do volante.

Outra causa em relação a calibragem é ter divergência de pressão entre os dois pneus. Ou seja, a calibragem dos pneus tem de ser recorrente, e se você não a faz, um dos pneus pode começar a murchar mais rápido do que o outro e isso faz com que o carro trema não só na região do volante, mas também na carroceria inteira.

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3- Problemas apresentados no conjunto de suspensão do veículo.

Uma das peças importantes para a segurança e estabilidade do carro, é o conjunto de suspensão, que garante o conforto dos passageiros. É dessa maneira que o problema na suspensão costuma apresentar os sintomas: se manifestando através dos tremores no volante, com o intuito de alertar ao condutor de que algo não está certo.

Os problemas normalmente são apresentados nos amortecedores, barras estabilizadoras, barras de direção e pivôs. Pois eles que são os responsáveis pelo amortecimento do carro, controle de segurança e também de direção. Podemos identificar quão importante esse conjunto de componentes é para a funcionalidade de todo o carro, né?

Quando um amortecedor é danificado, seja ele com ou sem óleo/gás, ele perde a sua função e o veículo fica somente sob o efeito das molas. Ou seja, não há controle da suavização de impactos e deformidades das vias. Essa situação é causada pela falta de amortecimento e é ela que gera trepidações intensas no volante.

Já nas barras estabilizadoras e de direção, o sintoma pode ser um pouco mais sútil. Pois as vibrações apresentadas nesta situação geralmente são manifestadas como nos casos de problemas do amortecedor. Mas, a diferença é que elas são acompanhadas por outros sintomas, como a dificuldade de fazer manobras e tremores em movimentações específicas do volante.

As vibrações também costumam ser sutis no caso dos pivôs, mas há uma característica singular dos problemas apresentados pelas condições dessas peças, que é o barulho e a sensação de que está “tudo se soltando embaixo do carro”, juntamente dos tremores na barra de direção mais tímidos.

4. Problemas apresentados no motor afetam a direção hidráulica

Os problemas denunciados pela trepidação do volante não estão somente ligados a parte mecânica referente ao sistema de direção ou suspensão do carro. Também podem vir de uma parte importantíssima que afeta e implica em muitas outras regiões do veículo, como o motor. Já que os problemas causados nele levam ao mau funcionamento da direção hidráulica.

Falhas no carro ou problemas na potência, podem afetar o bombeamento do óleo, grande responsável pelo funcionamento da direção hidráulica. Quando uma bomba funciona de vez em quando, por exemplo, pode causar as vibrações leves no volante já que o bombeamento do óleo para a direção não está sendo feito da maneira correta.

5. Vibração no volante ocasionada por problemas no sistema de freios.

Essa é a última e a mais fácil causa de ser identificada (geralmente). As vibrações no volante apresentadas neste caso são bastante marcantes. Isso porque elas costumam ocorrer durante as situações de frenagens, causando vibrações somente nessas ocasiões.

Na maioria das vezes essas causas podem ser os discos muito desgastados, levando ao desalinhamento da sua superfície, causando a colisão das pastilhas com os discos e fazendo com que a frenagem oscile muito.

Mas, são casos e casos. Existem alguns em que o disco de freio está tão irregular na sua superfície que a distribuição da sua massa é atingida, ocasionando as ditas vibrações no volante sem nem mesmo o condutor ter pisado no freio. Nestes casos, o resultado é da soma de dois problemas: os discos de freio irregulares com os pneus desbalanceados, gerando assim vibrações durante seu giro.

Concluindo

Esperamos que após você ler este artigo a atenção seja redobrada em relação a vibração do volante do seu carro. Geralmente ela não é somente um simples tremor no volante e, se você souber identificá-los, poderá evitar vários problemas e riscos no futuro.

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