Se você é um apaixonado por carros e viveu os anos 80 e 90, certamente ouviu muito falar de carro turbo. Naquela época, turbo era sinônimo de muita potência, com doses grandes de torque e coices no motorista quando o motor turbo começava a funcionar. Hoje, para a indústria, o turbo é sinônimo de eficiência e downsizing. Ou seja, motores cada vez menores em volume ganham sistemas modernos que envolvem motor turbo e injeção direta, em uma equação que entrega boa potência, uma excelente faixa de torque e baixo consumo de combustível.

A moda do turbo veio para ficar e cada vez mais carros terão esse item em seus motores, inclusive sem que o consumidor perceba ou mesmo saiba que tem. Por isso, com todas as opções que o mercado oferece, saber diferenciar alguns motores é importante para que o consumidor entenda um possível negócio que esteja fazendo, comprando um carro com motor turbo ou aspirado

Imagem para ilustrar o texto sobre carro e motor turbo

Nos últimos anos, as regulamentações principalmente na Europa começaram a ser mais rigorosas em termos de emissões de poluentes dos veículos. Por esse motivo, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos poluição. Neste contexto, a tendência tem sido substituir os motores aspirados, que eram utilizados, por motores mais modernos e eficientes (superalimentados ou turboalimentados). Essa tendência não se estende apenas a modelos mais esportivos, mas também a encontramos em qualquer veículo utilitário. Além do que dissemos, há também outras diferenças entre um motor turbo e um aspirado. Continue com a gente e entenda as principais diferenças entre um motor turbo e um motor aspirado.

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Diferenças entre motor turbo e motor aspirado

Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica. Tendo em conta o funcionamento de um motor e outro, certas diferenças podem ser estabelecidas:

  • Os motores turbos precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será muito caro. Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.
  • O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente. Em um motor convencional, para alcançar a aceleração máxima, você deve usar a mudança de marcha para chegar ao limite. Isso não acontece com um aspirado, onde é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.
  • No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. De fato, uma das grandes vantagens que os fabricantes geralmente comunicam é a redução do consumo que é obtida com um motor turbo. Essa afirmação tem certas nuances, já que é verdade que um consumo menor comparado com um aspirado é alcançado se a mesma potência e certas situações forem levadas em consideração. No entanto, se constantemente submetemos o motor turbo a velocidade máxima, o custo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.
  • Concentrando-se na confiabilidade, de maneira geral não são encontradas grandes distinções, exceto pelo fato de que o motor aspirado inclui uma peça a menos e, com isso, um componente a menos que pode quebrar. Além disso, os motores turbo incluem um reforço para que suportem a alta pressão criada ao funcionar.
  • Ao dirigir um veículo que possui um motor turbo, você perceberá como a direção é muito mais agressiva e energética. No caso dos aspirados, a sensação é muito diferente, pois oferece uma maior suavidade.

Como os motores turbos são o futuro, você deve levar em conta que se diferenciam em dois tipos: fixos e variáveis. Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina e, consequentemente, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia positivamente a resposta e o desempenho oferecidos ao motor.

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Foto para ilustrar o texto sobre motor turbo

Agora, qual a escolha ideal a fazer: motor turbo ou motor aspirado?

O motor turbo oferece mais eficiência, mas os aspirados têm um som mais limpo e também não demoram para que o sistema de sobrepotência entre em ação. A escolha entre um e outro depende, basicamente, do que está sendo buscado.

Conheça as principais dúvidas sobre o motor turbo

As questões mais comuns sobre o motor turbo são sobre durabilidade do sistema e economia.

  1. Durabilidade do sistema
    A primeira delas é facilmente explicada, já que recai, basicamente, sobre os motores chamados preparados ou alterados. Isso é, motores aspirados de fábrica que são transformados em turbo pela instalação posterior do sistema.

    É bem comum o aumento dos custos de manutenção dos motores preparados, bem como a diminuição da vida útil das peças, já que, durante a adaptação, os componentes internos permanecem os mesmos projetados pela fábrica para o funcionamento apenas aspirado. O aumento considerável da pressão nos cilindros pela turbina instalada sobrecarrega o sistema original, provocando seu desgaste prematuro. Um motor turbo de fábrica é projetado para suportar as cargas do sistema e passa por diversos testes de comprovação, sendo seguros e duráveis.

  2. Economia
    Os motores turbos, guiados corretamente, são notadamente mais econômicos que os aspirados. Mas não há um padrão exato da taxa de economia. O consumo irá variar sempre em função do projeto da montadora, projeto esse cheio de variáveis como desenho do motor, material utilizado e todos os detalhes e complexidades de um projeto de engenharia, além da maneira de condução do motorista. De maneira geral, especialistas calculam, como média, uma economia entre 20 e 30% no consumo de combustível dos carros turbo em relação aos aspirados.

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