É fato que normalmente o dono do carro não faz a menor ideia do que pode estar se passando com seu automóvel e quase sempre, o motorista não tem nenhum conhecimento a respeito dos problemas que as transmissões automáticas geralmente enfrentam.
Com o aumento nas vendas de carros equipados com câmbio automático, é importante que você que é proprietário de um, tenha ao menos uma ideia mais aproximada do comportamento dos possíveis sintomas antes que eles comecem a aumentar. Os problemas nas transmissões automáticas, se deixados de lado, tornam-se rapidamente uma bola de neve e componentes cruciais (e caros) podem sofrer danos irreparáveis, como a falta de óleo de câmbio automático.
A função do óleo de câmbio automático
Além da função óbvia de reduzir o atrito entre peças móveis, o lubrificante tem outras funções igualmente significativas no motor, como proteger as peças de fino acabamento da ferrugem e corrosão, e manter o motor limpo, livre de borra, sujeira e verniz. Adicionalmente, permitir a correta “selagem” da câmara de combustão e participar do arrefecimento do motor.
A neutralização de resíduos ácidos também é importante para a proteção do motor. Por essa razão, em sua composição os lubrificantes possuem em sua formulação agentes detergentes que auxiliam na remoção dos resíduos da queima do combustível.
Então, procure ficar atento ao seu veículo e esforce-se para resolver os sintomas iniciais antes que você tenha um prejuízo ainda maior. Vamos listar abaixo alguns dos sintomas mais comuns relacionados ao baixo nível do óleo de câmbio automático. Se seu carro apresenta sintomas, tais como mudanças bruscas, patinação, ruídos estranhos, aquecimento excessivo ou vazamentos, o dia em que você poderá se ver parado no meio da estrada pode estar mais perto do que você imagina. Continue lendo:
1 – Problemas nas mudanças de marchas
Um sintoma comum de câmbio com problemas ou falta de óleo de câmbio automático são os trancos nas mudanças de marchas. Esses trancos, teoricamente, só deveriam ocorrer com carros de câmbio manual, já que são normalmente causados por imprecisão nas mudanças. Isso é uma característica de um erro humano e não de dispositivos eletrônicos.
Então, se seu carro automático apresenta mudanças de marcha bruscas ou trancos, que podem se mostrar como um tipo de soco quando as marchas trocam para outra mais alta, isso pode ser o prenúncio de problemas e o baixo nível de óleo de câmbio automático pode ser o causador do problema. Se você percebe que as marchas demoram para entrar ou simplesmente parecem desaparecer quando as mudanças acontecem, pode ser ainda pior, já que isso indica uma transmissão com falhas graves.
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2 – Patinação
Outro problema que se manifesta com frequência é a patinação. Isso é normalmente determinado pela falta de sincronismo entre o motor e o veículo. Esse sintoma se manifesta com um aumento de giro do motor sem que o veículo acompanhe com um aumento na velocidade, muito parecido com quando o motorista fica com o pé apoiado no pedal da embreagem, acionando-o inadvertidamente.
Patinação é apenas mais um dos sintomas comuns de óleo de câmbio automático baixo e não deve ser ignorada. Falta de óleo de câmbio automático significa que as marchas não conseguem engatar direito.
3 – Ruído estranho
O normal é uma transmissão automática totalmente silenciosa. Entretanto, existem casos onde ruídos podem se manifestar, como por exemplo, quando o conversor de torque (agente que faz o papel da embreagem na maioria dos automáticos) está necessitando intervenção por desgaste natural, é possível escutar uma espécie de pulsação. Se você começar a escutar barulhos estranhos vindo da transmissão, é melhor levar para a oficina e verificar o quanto antes. Barulho de metal ou mudanças bruscas ou duras podem também indicar baixo óleo de câmbio automático.
4 – Aquecimento excessivo
Calor é um veneno para o câmbio automático e se ele aumenta, isso significa que sua transmissão pode falhar a qualquer momento devido a baixo nível de fluido ou perda de suas propriedades físico-químicas. Trabalhar em temperatura alta é o principal motivo da morte prematura de um câmbio automático. Tudo ou quase tudo dentro do câmbio sofre severamente com o calor excessivo. Existem casos de destruição completa do câmbio, especialmente em carros importados cuja transmissão foi originalmente projetada para rodar em países mais frios e em estradas melhores.
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5 – Vazamentos
Um dos sinais mais óbvios é quando identificamos vazamento de óleo de câmbio automático. Uma mancha amarela ou vermelha em sua garagem deveria ser interpretada com a mesma preocupação de um sangramento. Além de ter a função de arrefecimento, o fluido da transmissão é vital para a capacidade de funcionamento da mesma. É muito importante verificar o nível de fluido do câmbio automático e ficar atento a vazamentos. É fácil identificá-lo, por conta da cor que é mais clara, indo do vermelho ao amarelo e também porque o cheiro é muito característico. Se o cheiro é de queimado e a cor do óleo é escura, você realmente está diante de um problema, pois significa que o óleo está fazendo hora extra dentro da transmissão.
Conhecer alguns dos sintomas que o câmbio doente exibe pode ser decisivo na hora de compreender se seu carro precisa de ajuda profissional. Se você percebe algo errado enquanto dirige, talvez seja uma ótima ideia aproveitar a viagem e dar uma parada numa oficina profissional e experiente de reparos de transmissões automáticas para resolver o problema o mais rapidamente possível. Perceber que existe algo errado em sua transmissão pode ser a diferença entre um reparo simples e a completa destruição. O que vale lembrar, pode custar bem mais caro do que você imagina.
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