O escapamento do carro tem como função principal a eliminação de gases, que são gerados após a queima nos cilindros. Ou seja, a finalidade básica é essa, conduzir os gases resultantes, devidamente filtrados para amenizar a poluição. Mas esse equipamento também tem a tarefa de proporcionar conforto, ao deixar o barulho do motor no nível de ruído determinado pela legislação vigente. Além, é claro, de evitar que os gases tóxicos invadam o interior do automóvel.

O sistema de escapamento deve ser examinado a cada três meses ou 20 mil quilômetros. Nessas inspeções, os fixadores e abraçadeiras são os principais componentes a serem avaliados. No caso de uso em estradas esburacadas, trechos irregulares ou mesmo se o carro sofreu algum impacto na parte inferior, esses itens devem ser verificados. Lembre-se também de lavar a parte de baixo do veículo de tempos em tempos. Na lavagem é importante utilizar somente água e sabão neutro, para não ressecar as borrachas de sustentação.

Um fator que contribui para o rápido desgaste do escapamento é a má qualidade do combustível, principalmente a adulteração. A peça que mais sofre é o catalisador, que tem sua vida útil reduzida drasticamente. Para se ter uma ideia da involução dos combustíveis, 30 anos atrás o sistema de escapamento de um automóvel durava de 4 a 5 anos, quando a gasolina era mais pura e com menor concentração de álcool. Nos modelos atuais, chega a no máximo 3 anos. Em parte, isso só em função da qualidade do combustível.

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Certos componentes são feitos com chapa de aço inoxidável, como o catalisador, por exemplo. Outras partes do sistema são produzidas em aço galvanizado. Vale destacar, que ao contrário do que muitos sugerem, não há conserto para os componentes desse sistema. Qualquer dano deve ser resolvido apenas com a substituição.

Com o tempo de uso é natural que o sistema se deteriora, principalmente por causa da oxidação que pode ocorrer em razão da combustão interna do motor, que elimina água. As partes comprometidas devem ser substituídas. É bom saber que os cuidados com o escapamento contribuem para o bom rendimento e consumo do motor, além de manter o nível de ruído de acordo com a regulamentação.

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Saiba quais são as peças que compõem o sistema de escapamento do carro

  • Coletor de escape
    Essa peça fica acoplada ao motor e é formada por um conjunto de tubos de ferro fundido. Sua finalidade é coletar os gases resultantes da queima de combustível e encaminhá-los para o tubo de descarga primário, conhecido também por silencioso.
  • Tubos de escape
    Fazem a ligação entre os demais componentes do sistema.
  • Silencioso ou silenciador
    Câmara dotada de várias divisões internas por onde passam os gases. Ao passar por esse percurso, as ondas sonoras do ruído perdem pressão e esse processo resulta na redução do barulho gerado pelo funcionamento do motor. Em sua composição também podem estar a lã de vidro ou o basalto.
  • Catalisador
    É um dispositivo instalado na saída do coletor de escape ou entre o coletor e o silencioso. Sua função é transformar substâncias poluentes, por meio de seus elementos internos de cerâmica, em gases menos nocivos à atmosfera. Ou seja, purificar os gases poluentes com reações químicas.
  • Abafador
    É o silenciador auxiliar, encarregado de absorver os ruídos mais agudos. Em sua composição também podem estar a lã de vidro e o basalto. Essa peça conta com tubos repletos de pequenos furos e envolve o corpo do escape. No sistema conhecido como refletivo, não existe a presença de lã de vidro. Esse sistema conta com três divisões no seu interior, que configuram uma espécie de labirinto formado por defletores.

Ao jogar os gases de uma divisão para outra, o nível de ruído e também as vibrações diminuem por causa do choque das ondas sonoras nas paredes internas do abafador. Trabalha em outra frequência, diferente do silenciador. Geralmente é o último elemento do sistema de escapamento no automóvel.

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Qual sistema de escapamento do carro indicado para o meu veículo?

Conseguir um escapamento perfeito para o carro pode não ser muito fácil. Existem diversos sistemas distintos e de incontáveis marcas, por isso é necessário saber o que exatamente se pretende. Encontrar o sistema ideal para o carro vai fazer com que o automóvel ganhe uma potência complementar fenomenal.

Conhecer alguns aspectos é importante para te ajudar a descobrir o melhor sistema de escapamento do carro. O tipo e o modelo do veículo fazem parte desses aspectos, pois cada veículo possui especificações diferentes. Então se a sua ideia é melhorar o desempenho, você precisa saber a configuração do sistema e como deseja fazer essa melhoria.

É importante saber também que os sistemas de exaustão foram planejados para que o motor tenha uma potência maior e para que os índices de dióxido de carbono lançados na atmosfera sejam menores. Assim como, saber a cilindrada que pretende inserir ao carro. Mas lembre-se, a potência a ser aumentada não pode exceder aos números que constam no manual do fabricante. Ressaltamos que os sistemas de exaustão são capazes de aumentar o torque, como já comentado acima, fator decisivo para o arranque e desenvolvimento do motor.

Algumas pessoas optam por um sistema com base no som emitido. Geralmente os fabricantes oferecem dois tipos com sons diferentes, um construído para carros esportivos e robustos, que já são conhecidos pelo som de fundo único e de fácil identificação e outros mais silenciosos, desenvolvidos para aqueles motoristas mais discretos. Sendo assim, cabe a cada um decidir de acordo com seu gosto pessoal o tipo de som que quer ouvir.

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Existem dois tipos de sistema disponíveis hoje no mercado: o sistema de escape cat-back e o escape do eixo traseiro.

O sistema cat-back atua a partir do catalisador e vai até à ponta do escape. É uma escolha boa para automóveis mais novos, pois possui o equipamento de controle de emissões no próprio local, mantendo os níveis de emissão de dióxido de carbono dentro das medidas legais.

Já o sistema de escape do eixo traseiro é mais usado em carros que contêm silenciadores traseiros e não integra um segmento da tubagem de escape entre o catalisador e o eixo traseiro. Portanto, as duas são boas opções, porém, você deve optar por aquela que acrescentará mais eficiência ao seu automóvel e que emitirá o menor nível de emissão de dióxido de carbono no meio ambiente.

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Os sistemas produzidos em aço inoxidável são os melhores, pois além de ser o material mais eficiente contra o surgimento da ferrugem é também o melhor contra a deterioração das peças principais do veículo.

Todas essas dicas são relevantes e poderão te ajudar na hora de escolher o melhor sistema de escapamento para o seu carro. Mas a ajuda de um profissional do ramo também é super importante, pois só ele poderá responder as suas dúvidas e oferecer todas as informações sobre o sistema, te deixando mais seguro na hora de fazer a sua compra.

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