O verão está batendo a porta e muitas pessoas começam a pesquisar sobre ar condicionado automotivo. Afinal, ninguém gosta de passar aperto quando se tem temperaturas que beiram os 40 graus não é mesmo? Por isso, hoje vamos tirar as principais dúvidas sobre o ar condicionado automotivo, para que você tenha um verão tranquilo e mais confortável.
Você sabe como funciona os mecanismos do ar condicionado automotivo?
O ar condicionado automotivo tem um principal objetivo: trazer conforto térmico aos passageiros do veículo. O sistema de ar-condicionado, assim como os sistemas de refrigeração, tem como base de projeto o Ciclo de Refrigeração, estudado na área de termodinâmica da engenharia. Esse ciclo conta com 4 itens: evaporador, responsável pela troca térmica do ar quente com o fluido de trabalho frio; o compressor, responsável por fornecer energia ao fluido de trabalho; o condensador, responsável por retornar o fluido ao estado líquido e, por fim, a válvula de expansão, que regula o fluxo do fluído de trabalho. É no motor que se encontra o compressor. Ele funciona a partir da rotação da polia de acionamento, ligada à polia de sincronismo do motor.
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Agora, se você tem alguma dúvida sobre o funcionamento ou manutenção do ar do carro e quer dicas de como usar o ar condicionado, confira a partir de agora:
Qual a maneira correta de fazer com que o ar condicionado automotivo funcione corretamente?
A dica mais valiosa para evitar problemas com o ar condicionado do seu veículo é ligá-lo constantemente. Se o sistema de ar do carro ficar muito tempo inutilizado irá perder o gás refrigerado ou ainda poderá causar o ressecamento dos componentes como as mangueiras. Por isso, mesmo no inverno, é recomendado que o ar condicionado seja sempre ligado para garantir a manutenção dos componentes.
É necessário desligar o ar condicionado antes de dar partida no carro ou estacionar?
Antes, os veículos carburados não tinham cargas suficientes para fazer o giro do motor de arranque e, por isso, o ideal era desligar o ar antes de ligar o veículo. Hoje já não é preciso desligar o ar do carro antes de dar partida. Ao estacionar o automóvel, por sua vez, é recomendado que você desligue o ar para não acumular umidade e, com isso, causar o mau cheiro. É mais eficiente ligar o ar quente antes de desligar o motor, principalmente se o veículo for ficar parado por muito tempo.
Sistema dual zone do ar condicionado automotivo: como funciona?
O sistema dual zone permite entregar temperaturas diferentes para cada espaço do veículo, O funcionamento é a base de sensores inseridos no interior do carro e dos difusores independentes. É importante lembrar que a temperatura da cabine deve ser a média da temperatura usada em cada zona do ar, levando em consideração ainda fatores como a incidência da luz do sol e a temperatura externa.
O carro ficou muito tempo exposto ao sol, posso ligar o ar condicionado automotivo?
Se o carro ficou um longo período debaixo do sol, é importante tomar um certo cuidado na hora de ligar o dispositivo. Antes de tudo, abaixe as janelas do carro, ligue somente a ventilação e coloque os difusores para baixo para ajudar a sair o ar quente. Depois disso, você pode ligar o ar do carro. Além de tudo, este procedimento ainda auxilia na economia do combustível.
Manutenção de ar condicionado automotivo: como é realizada?
É fundamental verificar o sistema de ar regularmente. As mangueiras, a pressão do gás e o filtro do ar condicionado precisam de atenção. Para isso, procure uma empresa especializada. Você deve dar atenção ao filtro de cabine que melhora a qualidade do ar do carro ao filtrar as impurezas; quando acumuladas no ar condicionado, podem causar fungos e bactérias que prejudicam a saúde.
A limpeza também é importante, porque além de evitar mau cheiro no veículo, impede também problemas respiratórios. Ventilação não suficiente ou aumento no consumo de combustível podem ser sinais de que é preciso limpar o ar condicionado. A principal atitude recomendada é fazer a troca do filtro de cabine a cada 10 mil quilômetros, porém, caso você rode em áreas mais poluídas, pode ser preciso trocar antes.
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Problemas mais comuns: conheça abaixo uma lista com os problemas mais recorrentes quando se trata de ar condicionado automotivo.
Abaixo, listamos os 10 problemas mais comuns em ar-condicionado industrial e suas possíveis causas:
- Compressor e ventoinha com mau funcionamento – pode faltar energia ou a chave seletora estar com defeito;
- Compressor não funciona, mas a ventoinha sim – o protetor térmico, o termostato, o capacitor do motor, o compressor ou a chave seletora podem estar com defeito;
- Compressor funciona, mas a ventoinha não – a ventoinha, o circuito da ventoinha, o capacitor da ventoinha ou a chave seletora podem estar com defeito;
- Compressor funciona, mas não desliga – contatos do termostato não abrem ou o bulbo do termostato está fora da posição correta;
- Compressor não parte – baixa tensão elétrica, ligação incorreta ou capacitor de partida aberto, em curto ou fraco;
- Ventoinha faz barulho, mas não funciona – a ventoinha ou seu capacitor estão desligados ou defeituosos, a hélice está presa ou a ligação, errada;
- Ventoinha funciona lentamente – capacitor em curto ou fraco, baixa tensão elétrica ou ventoinha parcialmente presa;
- Ventoinha gira em alta velocidade, mesmo em baixa rotação – ligação invertida na chave seletora;
- Ventoinha gira em sentido contrário – ligação invertida no capacitor;
- Ar-condicionado não resfria – pouco ou nenhum refrigerante, circuito resfriante obstruído ou compressor que não comprime.
Com esta lista fica mais fácil identificar qual o problema do seu ar condicionado automotivo e, quem sabe, procurar um especialista já com um pré-diagnóstico do problema, não é?
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Até mais!