O tradicional Salão Internacional do Automóvel já tem data e local para acontecer: 6 a 14 de agosto, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. E mais, vai ganhar uma cara nova, no novo formato chamado de São Paulo Motor Experience (SPMXP).
O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo, organizado pela ANFAVEA (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), é a maior exposição da indústria automobilística do Brasil e uma das maiores da América Latina. O evento, que teve início em 1960, ocorre a cada dois anos na cidade de São Paulo, com o objetivo de mostrar as novidades do mundo automobilístico, expondo carros, equipamentos e acessórios.
Leia mais: Como os carros elétricos funcionam? Desvendamos esse mistério
Entenda o que é um Salão Internacional do Automóvel
Em um Salão Internacional do Automóvel, as marcas mais importantes do setor se reúnem para fazer o lançamento de suas novidades no mercado. São encontrados os carros mais cobiçados do momento e as pessoas têm até a chance de dirigir alguns deles. Sendo a maior oportunidade de conhecer de perto novos modelos, supercarros e tecnologias automotivas.
Os principais salões do automóvel no mundo são:
MONDIAL L’AUTOMOBILE
O salão do automóvel francês aconteceu pela primeira vez em 1898 e já ocorre há 120 anos.
INTERNATIONALE AUTOMOBIL-AUSSTELLUNG
A mostra automotiva alemã foi conhecida entre 1951 e 2019 como o Salão de Frankfurt, atualmente o evento acontece na cidade de Munique.
GENEVA INTERNATIONAL MOTOR SHOW
Conhecido como Geneva International Motor Show, o Salão de Genebra aconteceu pela primeira vez em 1905. O evento é realizado anualmente, mas a sua última edição foi organizada em 2019.
TOKYO MOTOR SHOW
O Tokyo Motor Show foi organizado pela primeira vez em 1954 e desde então se tornou o principal expoente para as novidades da indústria automobilística japonesa.
NAIAS
Sigla em inglês para North American International Autoshow, o Salão de Detroit (EUA) foi organizado pela primeira vez em 1907.
SALÃO INTERNACIONAL DO AUTOMÓVEL DE SÃO PAULO
Apaixonados por carros, nós brasileiros não ficamos de fora do circuito internacional de salões de automóvel. O Salão Internacional do Automóvel de São Paulo conquistou seu lugar entre os maiores, chegando a ser a terceira maior exposição de carros do mundo.
Leia mais: Saiba quais são as principais fábricas de automóveis no Brasil
Conheça a história do Salão Internacional do Automóvel
A trajetória do Salão Internacional do Automóvel mostra a evolução na indústria e no mercado automobilístico brasileiro, caminhando junto à história da indústria automobilística no Brasil. Idealizado para fortalecer a imagem dos veículos nacionais, a primeira edição do evento aconteceu concomitante a implantação da indústria automobilística no país.
Idealizado em 1959 e montado oficialmente pela primeira vez em 1960 no parque do Ibirapuera, em São Paulo, o primeiro Salão Internacional do Automóvel teve 16 dias de duração. O evento contou com 11 expositores e recebeu cerca de 400 mil visitantes que puderam ver pela primeira vez diversos modelos de veículos entre caminhões, automóveis, jipes, peruas, ônibus e até mesmo tratores. Além de apreciar as grandes novidades do momento: Fusca, Simca Chambord, Aero Willys, e o pioneiro e minúsculo Romi-Isetta, primeiro automóvel de passeio produzido no país.
A última edição do Salão Internacional do Automóvel ocorreu em 2018, no São Paulo Expo, localizado na Rodovia dos Imigrantes. Nesta edição foram registrados mais de 740 mil visitantes, 29 marcas com mais de 540 veículos expostos, 45 mil test-drives realizados. Já a edição que ocorreria em 2020 acabou sendo adiada por conta da pandemia de Covid-19, acontecendo agora em 2022.
Salão Internacional do Automóvel 2022
Tradicionalmente, o carro chefe do Salão Internacional do Automóvel são os lançamentos, que podem ser vistos em primeira mão no evento. Mas, para edição SPMXP os organizadores prometem que o evento não será estático, terá muita interação com o público com mais de 100 mil tests drives com veículos na pista, testes off-road, voltas em patinetes elétricos, quadriciclos, além de testes em pista de frenagem automática de emergência (AEB) e controle de estabilidade e tração (ESC), entre outras possibilidades ainda em construção.
Você consegue imaginar a possibilidade de pilotar um carro na pista principal de Interlagos? Então, está muito mais próxima do que você pensa! Na pista principal, com saída e chegada no laranjinha, serão colocados no máximo 80 carros para rodar distanciados, em baterias de 15 a 20 minutos de duração. O test drive percorre todo o trajeto do circuito de Interlagos – mas com calma, instrutor do lado, velocidade máxima de 120 km/h e curvas afuniladas para a passagem de um só carro. Além da construção de uma pista de terra com cerca de 1 km dedicada a percursos de baixa dificuldade com SUVs 4×4 e 4×2…
O objetivo é que a SPMXP seja um marco na história do Salão Internacional do Automóvel, decretando o fim do formato antigo, com foco nos estandes e apresentações e inaugurando uma nova era. Afinal, um evento dessa magnitude tem que estar ligado com as novas tecnologias e todos os avanços que a sociedade vivenciou nas últimas décadas.
As novidades já começam com a nova casa para Salão Internacional do Automóvel: o Autódromo de Interlagos, templo do automobilismo brasileiro. Fato que desencadeou uma nova data: de 6 a 14 de agosto, período de poucas chuvas e que antecede a Fórmula 1. Especula-se que o ingresso mais barato vai custar R$ 45, com direito apenas à entrada e visita às diversas exposições, com subindo gradativamente conforme os desejos e disponibilidades dos visitantes.
Até o momento, cerca de 40 marcas, incluindo montadoras e importadores estão em negociação para reservar e confirmar a presença no evento. Essas ficarão restritas aos boxes do local. Sendo que 17 dos 23 boxes de Interlagos disponíveis para aluguel já estão reservados para exposições estáticas – como em um salão – de carros de mais de 17 marcas de algo como uma dezena de fabricantes.
Marcas que ameaçam desistir do Salão no formato tradicional, como o BMW Group, com BMW e Mini já confirmaram presença no SPMX, com um box de exposição para cada uma de suas duas marcas e dezenas de carros para test drives. De acordo com a fabricante, a possibilidade de oferecer mais “experiências” ao volante dos seus automóveis foi o que chancelou a ida (ou a volta) ao evento.
Leia mais: Carros voadores no Brasil: saiba se você pode comprar um e os detalhes
A promessa para o Salão Internacional do Automóvel SPMX é de um evento que vai continuar grande, como a própria história mostra, mas, diferente, com mais experiência para os apaixonados por carro e diversão para a família. Já garantiu seu ingresso? Não se esqueça de nos contar depois como foi a “experience”!