Vivemos em um mundo onde tudo precisa ser mais eficiente e, é claro, os veículos não fogem à regra. Os carros que não são eficazes na hora de consumir o seu combustível estão perdendo mercado e caindo na preferência dos motoristas. Para manter seus carros eficientes e econômicos, as empresas estão criando novas tecnologias e o sistema Start-Stop é uma delas.

Existem várias situações no trânsito onde o veículo precisa ficar parado por longos períodos consumindo combustível para manter-se ligado. Em semáforos e engarrafamentos o gasto de combustível aumenta consideravelmente e com ele o nível de emissão de gases tóxicos. Para diminuir esse problema, os engenheiros, sabendo que um motor desligado não consome combustível, pesquisaram e viram que era possível desligar o carro nos períodos de pausa e ligá-lo novamente quando o carro fosse sair do lugar. Nasce, então, o sistema start-stop para veículos.

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Como ligar um carro com botão start-stop?

Para quem nunca viu esse botão, ou teve um carro automático, ligar o veículo com botão start-stop pode ser uma tarefa complicada! Os carros automáticos, por si só, já necessitam que você pise no freio para que o automóvel seja ligado. Com o botão start-stop, o funcionamento continua igual, ou seja: ainda necessitando do acionamento dos freios para dar a partida.

No entanto, essa tecnologia recebeu resistência no começo, pois ela era eficaz na economia de combustível, porém os veículos demoravam muito para ligar novamente, engatar a marcha e finalmente poder andar. Após anos de pesquisa e desenvolvimento, chegamos aos modelos utilizados hoje pelas empresas. Sistemas que ligam e desligam o carro em velocidades recorde sem oferecer riscos aos ocupantes e aumentando a eficiência dos veículos.

Como funciona o sistema start-stop?

Ao parar o veículo equipado com sistema start-stop, o motor é desligado automaticamente. Em sistemas mais modernos de carros de luxo com detector de distância para o carro à frente, o motor pode ser desligado com o carro ainda em movimento a menos de 5 km/h. O motor é novamente ligado assim que o motorista tira o pé do pedal de freio. Em carros manuais, o motor é religado também ao pisar no pedal da embreagem. Em alguns carros, o motor também é religado caso o motorista mexa no volante ou a temperatura da cabine se eleve (no caso do ar-condicionado funcionando).

O carro com sistema start-stop morre com facilidade?

Imagem para ilustrar o texto sobre Start-Stop dos carros

Todo sistema start-stop é feito para que o carro desligue e ligue com facilidade, sendo um religamento mais rápido do que a partida original feita na chave ou botão. Por isso, não há necessidade de mudar a posição do câmbio do carro ou girar a chave para que o motor volte a funcionar. O sistema é feito para evitar vibrações e trepidações incômodas também, então não se preocupe.

Quais são os cuidados comuns com veículos que possuem os sistema start-stop?

  • Cuidados na manutenção
    Se o cliente deixar o veículo sempre em ordem, a presença do sistema start-stop não costuma ser um problema para os mecânicos. Apenas é preciso redobrar o cuidado com alguns elementos fundamentais e fazer uma manutenção preventiva caprichada para garantir que a partida seja sempre fácil e não deixe o motorista pelo caminho.
  • Sistema de ignição
    É um dos pontos mais exigidos, principalmente as velas, cabos e bobinas. Oriente seus clientes sobre a importância de realizar uma checagem mais frequente, conferindo o estado das peças a cada 10 mil quilômetros. Dessa forma, é possível garantir que tudo esteja sempre em ordem.
  • Sistema de injeção
    Os injetores também podem sofrer com as partidas frequentes. Não há grande mistério, mas é fundamental fazer uma manutenção preventiva detalhada. Fique atento a cada componente, inclusive os filtros, mangueiras e regulador de pressão. Também não deixe de fazer uma avaliação final com o scanner.
  • Sistema elétrico
    As partidas constantes também geram um grande impacto na bateria. Para contornar esse problema, as montadoras têm optado por modelos bem potentes e também mais caros. Em complemento, o alternador é o “coração” da maioria dos sistemas modernos de start-stop. Ao unir as funções de partida e carregamento da bateria, esse item é muito mais sofisticado e exigido do que um modelo comum. Qualquer manutenção precisa ser feita por um especialista, com o uso das ferramentas certas e peças de qualidade.

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  • Sistema de acionamento
    Por último, fique sempre de olho em todo o sistema de acionamento: correia, polias e tensionadores. Nos veículos comuns, essas peças costumam seguir funcionando, mesmo quando estão com um desgaste excessivo. Em modelos com start-stop, como o esforço é muito maior, isso não costuma acontecer e o seu cliente pode ficar a pé.

Quais carros saem de fábrica com o start-stop?

  • Fiat Argo: Esse Hatch da Fiat vem equipado com o sistema start-stop desde seu modelo de entrada e tem como proposta inovar, em termos de tecnologia, um carro com um custo menor.
  • VW GOLF: O Golf da VW também vem de fábrica com esse incrível sistema. O Golf TSI além disso conta com diversos outros acessórios e equipamentos tecnológicos, além de seu motor Turbo apelidado pela sigla TSI.
  • VW POLO 200TSI: Mesmo tendo várias versões, o novo Polo também faz do sistema start-stop uma de suas funções mais legais, já contendo o Keyless na versão 200 TSI.

Foto de um VW Polo para ilustrar o texto sobre Start-Stop dos carros

A tecnologia não para de avançar e um sistema de start-stop 2.0 já está sendo testado. Enquanto a primeira geração só desligava o motor automaticamente depois que o carro estivesse parado, essa geração 2.0 também desliga e liga automaticamente o motor, com uma diferença: ela não espera o carro parar totalmente para desligar o motor. Mas o faz quando ele está reduzindo muito a velocidade e o sistema percebe que o carro vai parar.

O mundo automobilístico está sempre em movimento, trazendo diversas novidades o tempo todo. Se você gostou de conhecer um pouco mais sobre o sistema de start-stop, não deixe de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até mais!