Muitos motoristas só lembram do sistema de arrefecimento do veículo quando começa a sair fumaça do capô, aí já é tarde demais! Para o pleno funcionamento e bom rendimento do carro é primordial a manutenção preventiva do sistema de arrefecimento incluindo a limpeza do radiador.
Entender o que é e quais são as funções do sistema de arrefecimento do motor do seu veículo é o primeiro passo para compreender a importância da manutenção preventiva e a limpeza do radiador.
O que é e como funciona o sistema de arrefecimento?
O sistema de arrefecimento do motor tem um papel muito importante dentro da estrutura mecânica do seu carro. Ele é o responsável por manter a temperatura a um nível adequado, impedindo que o automóvel, quando em atividade, fique muito quente. Assim, o sistema protege tanto o veículo quanto o condutor, uma vez que previne que as demais peças se deterioram pela ação do calor em excesso ou mesmo que ocorra uma explosão pelo excesso de calor.
A partir do momento em que é dada a partida no carro, uma série de processos acontecem para que ele comece a funcionar. Com tantas explosões decorrentes da queima do combustível que dá energia ao motor, as temperaturas nessa parte no veículo são altíssimas. É para que nenhum componente derreta e comprometa o funcionamento do automóvel que trabalha o sistema de arrefecimento.
O sistema de arrefecimento é montado em um ciclo fechado que contém 7 componentes principais: bomba d’água, sensor de temperatura, válvula termostática, reservatório, radiador, aditivo e ventoinha. Com o fluxo fechado destas peças, não é possível que a água evapore, de forma a aumentar a durabilidade do líquido no reservatório. É o fluxo do fluido no sistema que mantém a refrigeração do motor.
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Qual o papel do radiador no sistema de arrefecimento?
O radiador, coração do sistema de arrefecimento, tem como principal função realizar a troca de calor entre água quente que vem do motor e o “ar frio” que vem da atmosfera. A água passa pelas aletas de alumínio do radiador e conforme o ar de fora do carro entra em contato com essas aletas a água é resfriada. Assim que a água troca calor com o ar ela volta para o ciclo de resfriamento do motor.
Logo, essa peça precisa estar sempre em boas condições, um radiador sujo pode não desempenhar a tarefa adequadamente e acabar queimando a junta do cabeçote, por exemplo. Ainda, rodar com a peça suja aumenta consideravelmente a chance de enfrentar um superaquecimento, e com isso, diminuir a vida útil do motor, que pode vir até a fundir.
Por que fazer a limpeza do radiador?
A limpeza do radiador se faz necessária porque com o tempo, a sujeira se acumula dentro do radiador e o fluido se torna menos eficaz, o que prejudica o desempenho do motor e aumenta o consumo de combustível. Recomenda-se a realização do procedimento uma vez a cada 30 mil quilômetros ou dois anos.
Existem alguns produtos apropriados para limpeza do radiador que são facilmente encontrados em lojas especializadas. Esses produtos limpam o sistema de arrefecimento, eliminando a ferrugem, resíduos de óleo, lodo e oxidação, aumentando assim a eficiência de troca térmica do sistema de refrigeração do motor.
Fluidos misturados à água do radiador são fundamentais para manter limpo e em bom funcionamento o sistema de arrefecimento. Sem ele, as peças metálicas do motor, que estão em constante atrito e submetidas a fortes explosões do combustível dentro do cilindro, podem simplesmente derreter, inutilizando completamente o motor do carro. O fluido de refrigeração deve ser composto por 50% água desmineralizada e 50% anticongelante/aditivo.
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Limpeza do radiador passo a passo
Antes de começar a limpeza em si é preciso separar alguns utensílios que serão importantes durante o processo: chave ajustável, baldes vazios, toalhas, água, mangueira, anticongelante e o kit de limpeza.
- Estacione o carro em um local bem iluminado e, de preferência, nivelado;
- Espere o motor esfriar. Nunca arrisque começar a limpeza enquanto o motor ainda estiver quente, isso pode levar a queimaduras graves;
- Abra o capô, encontre o radiador e, caso seja possível, limpe as ripas de metal que ficam na frente e atrás do mesmo usando água, sabão e uma escova de nylon;
- Examine o radiador e as mangueiras para confirmar se estão em bom estado;
- Posicione um recipiente embaixo do carro alinhado ao radiador, encontre a válvula de drenagem e use uma chave ajustável para desapertá-la;
- Espere o fluido de refrigeração ser drenado e em seguida feche a válvula;
- Retire a tampa do roteador e coloque uma mangueira de jardim dentro dele, enchendo-o de água;
- Ligue o carro e deixe ligado por 10 minutos;
- Desligue o carro e espere ele esfriar;
- Desaperte a válvula outra vez para que a água escorra;
- Repita esse processo até que a água saia limpa;
- Adicione o novo fluido até o limite indicado;
- Ligue o carro e o deixe ligado por 15 minutos, isso vai fazer com que todos os bolsões de ar saiam e abram espaço para o novo fluido.
- Complete o reservatório com fluido.
Lembre-se também de não descartar o fluido velho em qualquer lugar, pois ele é tóxico. O ideal é levá-lo até uma mecânica ou loja especializada.
Ao final do processo de limpeza do radiador é recomendado dar uma volta com o carro para testar se tudo está funcionando normalmente. Observe as luzes de aviso do painel: se alguma delas for acionada pode ser sinal de algum problema na limpeza. Caso contrário, significa que tudo saiu como esperado e que o carro está mais potente e com um motor mais eficiente.
Se você achou um pouco complicado realizar a limpeza do radiador manualmente não hesite em procurar um profissional para realizar o procedimento. Antes de qualquer coisa é preciso estar seguro do que está fazendo, tanto para a preservação da sua saúde quanto da vida útil do seu patrimônio.