Você sabe como e onde acontece a fabricação de carros no Brasil? Venha conhecer as principais fábricas de automóveis no país.
A história do automobilismo começa no Brasil em 25 de novembro de 1891, quando desembarcou no porto de Santos, do navio Portugal, o primeiro carro importado, adquirido por ninguém menos que o jovem inventor do avião, Alberto Santos Dumont. De lá pra cá o país basicamente rural viu sua indústria crescer e passamos de importadores para montadores e exportadores de automóveis
Foi na década de 1940 que o incipiente parque industrial brasileiro foi convocado a produzir autopeças para veículos militares que seriam usados durante da 2ª Guerra Mundial, dando os primeiros passos para fabricação de carros no Brasil. Foi então na metade do século XX que se instalaram as primeiras montadoras no país.
Atualmente, o Brasil já figura entre os 10 países com maior produção automotiva no planeta, sendo responsável por 2,6% da produção mundial. Ficando atrás apenas da Argentina e Bolívia em produção na América Latina. O setor produtivo automotivos emprega mais de 100 mil brasileiros.
Já somamos 20 montadoras de carro em operação – empresas essas que, reunidas, possuem 65 fábricas em 11 estados da federação, somando capacidade instalada de 4,5 milhões de automóveis por ano e cerca de 5.5 mil concessionárias.
A Produção de autoveículos, que incluí automóveis, comerciais leves, ônibus e caminhos, caiu de mais de 2 milhões e 900 unidades em 2019 para 2 milhões de unidades montadas em 2020. Com leve crescimento registrado em 2021, o país alcançou em novembro o total da produção de 2020, projetando um acréscimo de 200 mil unidades até o final do ano.
40% da produção de autoveículos está concentrada em SP, sucedido por Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul, representando 13%, 13% e 9,6% da produção nacional respectivamente.
A Fiat lidera a produção com mais de 433 mil unidades montadas em 2020, já a GM ficou em segundo lugar com cerca de 338 mil unidades e a Volkswagen conquistou o terceiro lugar com mais de 327 mil unidades. Na sequência, estão Hyundai, Ford e Toyota, com cerca de 158 mil, 139 mil e 138 mil respectivamente.
Como acontece a fabricação de carros no Brasil
As grandes montadoras compartilham um mesmo sistema na produção de motores, que são fabricados dentro da própria unidade. Nos carros de maior volume, cerca de 80% dos componentes usados no motor e no veículo são feitos no Brasil.
As milhares de partes que compõem um carro são transportadas por robôs, que respondem por 70% de todo o processo, e ajustadas pelas mãos dos trabalhadores. Um veículo popular demora um dia para ficar pronto. São três grandes processos com aproximadamente oito horas de duração cada um: estruturação, pintura e montagem.
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Onde acontece a fabricação de carros no Brasil
Atualmente 11 estados abrigam montadoras de carro no país:
SÃO PAULO
No Estado de São Paulo, cidades como Mogi das Cruzes, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Jacareí, São Carlos, São José dos Campos, Indaiatuba, Sorocaba, Sumaré, Iracemápolis, Itirapina, Piracicaba, Porto Feliz e Taubaté recebem montadoras como GM, Mercedes-Benz, Volkswagen, Scania, Toyota, Ford, Chery, Honda e Hyundai.
O estado tem os melhores incentivos fiscais, a maior quantidade de mão de obra e a melhor infraestrutura para o escoamento da produção. Mas a descentralização já está acontecendo, uma vez também que as empresas não estão tendo mais onde construir suas fábricas no estado de São Paulo.
RIO DE JANEIRO
No Rio de Janeiro, os municípios de Itatiaia, Porto Real e Resende abrigam a Land Rover, a PSA (Citroen e Peugeot), MAN e Nissan. Talvez a baixa atratividade das empresas seja pelo foco do estado do Rio de Janeiro mais voltado para a produção de petróleo e seus derivados e para o setor naval.
MINAS GERAIS
Ainda na região sudeste, em Minas Gerais, as cidades de Betim e Sete Lagoas figuram como casa das montadoras Fiat e Iveco. As montadoras estão suportadas por pequenas e médias empresas que fornecem peças para a construção dos veículos, gerando mais empregos e trazendo uma boa geração de renda para as cidades onde elas estão localizadas, principalmente no caso da Fiat e sua afiliada Iveco. No caso da Mercedes-Benz em Juiz de Fora, a fábrica hoje faz parte da linha de produção da Daimler.
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REGIÃO SUL
Ao sul, no Paraná, a capital Curitiba abriga a Volvo, enquanto Ponta Grossa dá casa à DAF – enquanto São José dos Pinhais acumula Renault, Volkswagen e Audi em seu território. Se envolvendo na guerra fiscal com os estados de Minas Gerais e São Paulo e com agressivos incentivos às montadoras, além de uma infraestrutura que suporta as fábricas, o estado do Paraná tem atraído muitos investimentos na área nos últimos anos, podendo se tornar em breve um pólo automobilístico muito importante na América Latina.
No estado do Rio Grande do Sul, apenas Gravataí conta com uma montadora – a GM.
Araquari e Joinville são os municípios de Santa Catarina a entrarem no grande mapa das montadoras de carro no Brasil com BMW e GM.
NORDESTE
O nordeste tem na Bahia um abrigo para a Ford, na cidade de Camaçari. Enquanto a cidade de Goiana, em Pernambuco, conta com a Ford. Esta é uma região que ainda peca muito em infraestrutura básica para o escoamento da produção das fábricas e, talvez por este fator, não tenha atraído mais fábricas ainda. Ainda é necessário um investimento em mão de obra qualificada, estradas, ferrovias e vias de escoamento da produção, algo que talvez mude com o PAC do governo.
GOIÁS
Goiás, único estado do centro-oeste a figurar no democratizado parque fabril da indústria automotiva nacional, tem nas cidades de Anápolis e Catalão as montadoras Caoa, Mitsubishi e Suzuki. O escoamento é favorecido por uma forte infraestrutura e a produção de máquinas agrícolas pela John Deere tem um mercado agrícola muito bom na região, que é um dos pólos de produção agropecuária de nosso país.
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AMAZONAS
No Amazonas, na Zona Franca de Manaus, temos a presença das montadoras BMW (Dafra), Bramont (Mahindra), Dafra, Effa, Harley-Davidson, Honda, Haobao, Kasinski, Traxx, Triumph (que acabou de chegar no Brasil), Suzuki, Yamaha e Kawasaki. Como podem ver, a grande maioria é focada na produção de motocicletas. As fábricas têm incentivos fiscais muito bons e levam o desenvolvimento para este estado afastado do centro econômico do Brasil, o que é algo extremamente positivo na descentralização do poder financeiro brasileiro.
A fabricação de carros no Brasil é uma área industrial de relevante importância para economia do país e ainda tem muito a crescer se receber a merecida atenção dos governos, com investimentos em infraestrutura e incentivos fiscais para instalação de novas empresas.