Quando chove você não sente muita segurança para dirigir porque o carro parece instável? Pois saiba que você não é o único! É normal que todas as pessoas tenham essa sensação porque em pistas molhadas o carro realmente fica mais instável. Isso se deve ao fenômeno conhecido como aquaplanagem.

Vamos entender o que é a aquaplanagem e o que fazer quando acontece para que você se sinta mais seguro na direção em dias de chuva?

O que é aquaplanagem?

A aquaplanagem ocorre quando a água cria uma fina camada sobre a pista, fazendo com que os pneus percam atrito com o solo e o veículo deslize sem controle. Durante esse momento, o veículo perde o atrito com a estrada, pois a “lâmina de água” presente na pista acaba separando os pneus do contato com o solo.

Por isso, o nome hidroplanagem também é apropriado, pois é como se o veículo, por um breve instante, planasse sobre a pista. Quando isso acontece, o carro literalmente flutua, fazendo com que o motorista perca o controle do automóvel

Trata-se de um fenômeno físico que ocorre por causa da física e da maneira como o pneu lida com o excesso de água na pista. Quando a pista está molhada a água forma uma espécie de camada que impede a aderência do pneu com o solo. Por esse motivo, o carro não consegue se fixar no asfalto e passa a planar sobre a água.

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Porque acontece a aquaplanagem e como prevenir?

Imagem para ilustrar o texto sobre aquaplanagem

Existem quatro causas mais comuns para ocorrência da aquaplanagem:

  • Volume de água na pista;
  • Velocidade do automóvel;
  • Qualidade do asfalto;
  • Problemas com os pneus.

Como a quantidade de água e a qualidade do asfalto são condições que fogem ao nosso controle, cabe ao motorista dobrar o cuidado nas ações que estão ao seu alcance.

Por isso é fundamental o acompanhamento das condições dos pneus, mantendo-os com a calibragem, alinhamento e balanceamento em dia. Recomenda-se que durante a calibragem dos pneus seja observada a profundidade dos sulcos, pois sulcos muito rasos ou completamente carecas aumentam os riscos de aquaplanagem. Realizar o rodízio dos pneus periodicamente a cada 5 mil quilômetros rodados também ajuda na conservação.

Pneus muito gastos podem fazer com que o veículo aquaplane facilmente, pois não possuem mais os sulcos, que têm formas projetadas para que a água seja escoada pela extremidade, mantendo a aderência ao solo.

Outra medida importante para prevenir a aquaplanagem é a redução da velocidade em trechos alagados ou de chuva intensa. A alta velocidade é um dos principais fatores da perda do atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre os dois elementos.

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Como boa parte das estradas brasileiras ainda não possui sistemas de escoamento de águas pluviais, o ideal é transitar em velocidade 30% abaixo do limite da pista. Outra dica é ficar de olho no retrovisor para verificar se os pneus estão deixando marcas na estrada: caso não haja rastros, os riscos de aquaplanar são maiores.

Dirigir na chuva exige alguns cuidados a mais, como não ficar trocando de pista a todo o momento, já que isso dá mais chances para acontecer a aquaplanagem. Também é importante dar a devida atenção aos freios do carro, pois se eles molharem, não será possível ter atrito necessário para os componentes funcionarem.

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Uma solução emergencial para freios molhados é engatar uma marcha forte (primeira ou segunda) e rodar uns 30 segundos pisando fundo no acelerador com o pé direito e firme no pedal do freio com o esquerdo. O atrito entre as peças vai provocar calor e este vai secar as pastilhas, discos, lonas e tambores.

Além da aquaplanagem, você precisa estar mais atento a todos os riscos quando estiver dirigindo com chuva. Por isso é importante evitar que os vidros fiquem embaçados, isso prejudica muito a visibilidade. Carros sem ar-condicionado podem sofrer mais com vidros embaçados, para evitá-los é fundamental manter pelo menos 3 cm dos vidros aberto, sendo que a solução para não molhar o interior do carro e escoar melhor o grande volume de água é instalar calhas para chuva.

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Como saber se o veículo aquaplanou?

Como o atrito sobre a pista diminui, os principais indícios que você pode notar ao aquaplanar são: a direção leve e a elevação do giro do motor. Primeiramente, você terá a sensação de que o eixo dianteiro do carro está flutuando, em seguida, você perderá o controle do veículo. No momento da aquaplanagem, o carro ficará mais leve.

O que fazer quando acontece a aquaplanagem?

Se mesmo com todos os cuidados você não conseguiu evitar esse fenômeno, o mais importante nesse momento é manter a calma, por mais impossível que pareça…

Em primeiro lugar, reduza a velocidade e assim que sentir que o carro já não está mais no seu controle, tire o pé do acelerador e espere a velocidade diminuir sozinha. Procure se lembrar de que jamais o freio deve ser acionado bruscamente! Mantenha as mãos firmes no volante conservando as rodas retas e não faça movimentos bruscos, para o seu carro não girar.

Quando os pneus retomarem o contato com o solo, gire levemente o volante de um lado para o outro para sentir que o veículo recuperou a aderência. E, só depois, realize uma manobra evasiva ou pise nos freios. Se o veículo possuir freios ABS (que evitam o travamento), freie progressivamente até que os pneus recuperem a aderência com o solo. Se o veículo possuir tração em rodas dianteiras, traseiras ou nas quatro rodas a forma de agir no caso de aquaplanagem pode mudar um pouco.

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Quando a tração é nas rodas dianteiras, uma forma de retomar o controle em uma aquaplanagem é acelerar e, se precisar, se afastar da curva. Se a tração for nas rodas traseiras, a sugestão é soltar o acelerador e evitar a derrapagem. Para os casos de veículos com tração nas quatro rodas, uma alternativa para conter a aquaplanagem é virar na mesma direção da derrapagem e, após recuperar a aderência no solo, retornar para a direção correta.

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Esperamos ter ajudado a recuperar a confiança para dirigir em dias de chuva agora que você sabe o que é aquaplanagem e o que fazer caso aconteça! É importante que você também saiba que a aquaplanagem não ocorre apenas quando há excesso de água na pista, podendo acontecer também com lama ou óleo na estrada. Ou seja, preste sempre atenção por onde você estiver rodando!

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