Se você chegou até aqui é porque com certeza está procurando detalhadamente por componentes de um motor veicular, certo? O virabrequim é um desses importantes dispositivos e no artigo de hoje vamos te falar um pouco mais sobre as principais peças do motor do carro e a função de cada uma. Continue lendo e conheça mais sobre o assunto.

Cilindros

Antes de saber o que é um virabrequim, você precisa conhecer outras peças. Por exemplo, os cilindros. Eles são as peças cilíndricas que contêm o pistão em seu interior. O espaço dentro desse cilindro, a parte de cima do pistão e o cabeçote formam a câmara de combustão, que é onde ocorre a combustão dos motores.

Os cilindros têm um volume máximo, que é atingido quando o pistão está no ponto morto inferior (PMI), e um volume mínimo, que representa a máxima compressão do ar e combustível e é alcançado quando o cilindro está no ponto morto superior (PMS). O volume do cilindro indica qual a cilindrada de cada cilindro, sendo que a soma delas forma a cilindrada total do motor. Quanto mais cilindradas, maior potência para o carro.

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Pistão (ou êmbolo)

virabrequim

É uma peça cilíndrica fechada na parte de cima e aberta na parte de baixo, que se adapta ao tamanho do cilindro, funcionando em seu interior. É uma das principais peças do motor do carro, com função de comprimir a mistura de ar e combustível para ser queimada na combustão.

Anéis de Vedação

São anéis que ficam em volta dos pistões para vedar a câmara de combustão e impedir a entrada de óleo proveniente do cárter e também que a mistura vaze da câmara para o cárter. Quando os anéis estão inadequados, o óleo entra na combustão, deixando a fumaça que sai do escapamento mais escura.

Cabeçote

É a “tampa” do motor, fechando a parte de cima dos cilindros. É no cabeçote que ficam as velas e válvulas de admissão e escape.

Biela

É a haste que liga o pistão ao virabrequim, transmitindo o movimento retilíneo dos pistões para o virabrequim.

Agora, finalmente você vai entender tudo sobre o virabrequim e porque ele é tão importante para o funcionamento do carro:

Um virabrequim é um componente fundamental no motor de um veículo. É o sistema que converte energia linear em energia rotacional. Isso permite que as rodas impulsionem o carro para frente. Todos os pistões do motor estão ligados à manivela, que também está conectada ao volante. A manivela trabalha em associação com outros componentes do motor para obter um movimento sincronizado.

O virabrequim é encontrado abaixo dos cilindros do motor de um veículo. Nos motores do tipo V encontra-se na base, mas nos motores planos encontra-se entre os bancos de cilindros. Os veículos a motor podem ter de três a doze cilindros dentro do motor, embora a maioria tenha quatro. Dentro de cada cilindro há um pistão que sobe e desce do cilindro. Todos os pistões do motor são conectados ao virabrequim por hastes individuais. Os cilindros funcionam em conjunto, bem como com outras peças do motor. Isso é chamado de ciclo de quatro tempos e ocorre em cada um dos quatro cilindros. Esse ciclo é o que impulsiona o motor de um veículo.

Entendeu porque o virabrequim é tão importante para o perfeito funcionamento de um carro? Agora, continue a aprender sobre as demais partes de um motor:

virabrequim

Válvulas

Existem dois tipos de válvula: as de admissão e de escape. Elas devem abrir no momento exato para permitir a entrada de ar e combustível e a saída de gases da combustão.

  • Admissão: permite a entrada da mistura ar e combustível para o interior do cilindro, enquanto o pistão se desloca do PMS para o PMI;
  • Escape: após a combustão, é aberta e permite a saída dos gases queimados enquanto o pistão se move do PMI para o PMS.

Vela de ignição

É a responsável por provocar a faísca que inicia a combustão da mistura de ar e combustível dentro dos cilindros. A faísca deve acontecer no momento exato em que o pistão estiver no PMS, comprimindo ao máximo a mistura. Não são necessárias nos motores diesel. Nesse tipo de motor, a combustão ocorre espontaneamente com a energia liberada da compressão de ar e combustível.

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Carter

O atrito entre as partes móveis do motor provoca o desgaste das peças do motor do carro, para isso é utilizado óleo lubrificante. Quando o motor está ligado, o óleo é distribuído para as outras partes. Quando se desliga o motor, todo o óleo retorna ao cárter, onde fica armazenado e é esfriado.

Protetor de cárter

Muitas vezes, ao passar em uma lombada ou buraco grande, “raspando” embaixo do carro, é o cárter quem sofre o impacto, pois fica embaixo do motor. Se essa peça furar e começar a vazar óleo, o prejuízo será grande. Por isso, é importante utilizar o protetor de cárter, uma chapa metálica posicionada embaixo do cárter para que ele não sofra impactos.

Radiador

O radiador é um componente metálico que atua como um trocador de calor, esfriando o fluido que circula nos propulsores de veículos refrigerados à água.

Um líquido que passa pela tubulação interna do motor absorve o calor gerado na queima do combustível. Chegando ao radiador, a sua temperatura é reduzida com o auxílio de uma ventoinha e do ar externo que entra no veículo. Uma vez refrigerado, o material volta ao propulsor e o processo se repete.

virabrequim

O líquido que circula pelo motor é uma mistura de água e um aditivo especial, cuja função é aumentar a temperatura em que o fluido começa a ferver. Sem essa combinação, isso aconteceria aos 100 graus, bem abaixo da faixa recomendada para o funcionamento do carro.

Interessante aprender sobre o virabrequim e todos os componentes que fazem um motor funcionar, né? Continue conosco em nosso blog e nas redes sociais. Se você gostou do nosso artigo, compartilhe com seus amigos que também amam carros.