Nivus ou T-Cross: veja quem vence esse embate entre SUVs líderes de venda

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Como no filme do Harrison Ford com o Brad Pitt, Inimigo Intimo, a Volkswagen está criando um grande concorrente para o seu T-Cross, líder de vendas entre os SUVs compactos em 2020, ao lançar o Nivus. Uma espécie de irmão mais novo para o carro forte da marca alemã. Neste texto analisaremos os dois para lhe auxiliar na escolha entre o T-Cross ou Nivus.

Começando pelo o que os dois têm de igual entre si, já que são filhos do mesmo sangue. Ambos compartilham a plataforma modular MQB A0, o trem de força, motor 1.0 TSI e câmbio automático de seis marchas (O T-Cross na versão Highline tem um motor 1.4 turbo), além da grande quantidade de plásticos no interior, algo negativo nos dois modelos.

Mas para por aí, o T-Cross ou Nivus, são feitos em locais diferentes, o primeiro é fabricado em São Bernardo do Campo (SP) e o segundo, em São José dos Pinhais (PR). Fora as personalidades completamente diferentes, cada um vai para um lado na questão do SUV seguindo a sua própria originalidade.

Em seguida, confira um comparativo detalhado entre o T-Cross ou Nivus:

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Design:

O Nivus investe na esportividade típica dos SUVs cupês. Muito inspirado nos modelos vendidos na Europa (como o T-Roc), o carro foi inteiramente desenhado no Brasil. O resultado chama a atenção logo de cara. Os faróis combinam com a grade hexagonal e o contorno dos faróis de neblina fogem do conservadorismo típico da VW.

Os vincos espalhados pela carroceria reforçam a sensação de robustez, especialmente nas laterais. Ao contrário do T-Cross, o Nivus parece ser maior do que realmente é. O prolongamento das lanternas é funcional e o aerofólio na cor preta suaviza a “queda” em direção à traseira mais alta.

É evidente que a montadora alemã preferiu seguir caminhos diferentes no design dos SUVs. Enquanto o Nivus tem o seu visual esportivo, o T-Cross é mais sofisticado. Embora com linhas modernas, o T-Cross é mais elegante e transmite uma maior sensação de requinte, especialmente nas versões mais topo de linha.
É possível perceber uma grande preocupação nas particularidades do carro, como a grade com efeito tridimensional e detalhes cromados ao redor. Atrás, as lanternas são interligadas por uma régua que simula uma peça só.

Dimensões:

T-Cross ou Nivus podem até parecer ter o mesmo tamanho, mas não tem. O motivo é simples: enquanto o Nivus é feito sobre a plataforma do Polo, o T-Cross aproveita a base do Virtus.

Mesmo assim, o Nivus é mais comprido: são 4,26 metros de comprimento contra 4,19 metros do T-Cross. Isso resulta em um porta-malas mais generoso de 415 litros frente aos 373 litros do mais velho. A vantagem do caçula, porém, acaba aí.

O T-Cross é 8 cm mais alto (1,57 metro contra 1,49 metro), 1 cm mais largo (1,76 metro ante 1,75 metro) e tem distância entre eixos 9 cm maior (são 2,65 metros contra 2,56 metros) do que o Nivus. Isso acaba por trazer para o irmão mais velho, um espaço maior para quem viaja no banco de trás.

Interior:

O T-Cross, pode vir com acabamento em dois tons, com opções de cinza e cobre. Já o Nivus recebe um novo volante, o mesmo do Golf europeu. Além do desenho mais moderno, ele oferece uma melhor empunhadura e ostenta o novo logotipo da Volkswagen. Sua posição de dirigir não é tão alta como em alguns SUVs, mas ainda assim proporciona maior sensação de proteção, assim como no T-Cross. A suspensão elevada e os pneus mais altos contribuem para isso.

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Os dois SUVs têm um problema em comum, como falamos no começo do texto, o revestimento interno abusa do uso de plásticos duros e lisos, especialmente nas portas. Existe apenas uma pequena faixa de tecido (ou couro) no apoio de braço, mas o restante da peça é todo de plástico. O painel de instrumentos também utiliza o mesmo material.

Equipamentos:

Mesmo estando considerado como inferior ao T-Cross, o Nivus será mais equipado. A versão Highline, poderá vir com itens como alerta de colisão, frenagem autônoma de emergência e piloto automático adaptativo, este item é exclusivo entre os SUVs compactos nacionais.

Outra novidade importante é a central multimídia VW Play. Desenvolvida inteiramente no Brasil, ela oferece uma tela tátil de 10,1 polegadas sem botões físicos. A fabricante promete uma revolução nos sistemas de infotenimento, com navegabilidade bem mais prática e funções exclusivas.

O VW Play vem com uma loja de aplicativos própria, que incluirá serviços como iFood, Waze e Deezer. Porém, a VW decidiu não equipar o Nivus com internet a bordo, diferente do que fez a Chevrolet com Onix, Onix Plus e Tracker.

Bom lembrar que a vantagem do caçula provavelmente irá durar pouco tempo, logo os equipamentos devem chegar para os demais modelos da montadora alemã. Para mais ambos são parecidos, o T-cross ou Nivus tem itens como ar-condicionado digital, suporte a Android Auto e Apple CarPlay, controles de estabilidade e de tração e saídas de ar-condicionado para o banco de trás estão presentes nos dois modelos.

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Desempenho:

O Nivus é vendido apenas com o motor 1.0 turbo de até 128cv e 20,4kgfm com etanol. O carro tem transmissão automática de seis marchas. Já o T-Cross pode ser encontrado nas versões 200 TSI manual e automática, além da Comfortline e Highline, estarem com o motor 1.4 (250 TSI).

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O Nivus tem médias de 7,7 km/l (urbano) e 9,4 km/l (rodoviário) com etanol, enquanto o T-Cross registra 7,6 km/l e 9,5 km/l também no etanol. Com gasolina, os números também são parecidos: 10,7 km/l (cidade) e 13,2 km/l (estrada) contra 10,8 km/l e 13,4 km/l.

T-Cross ou Nivus tem uma pequena diferença no desempenho, pelo mais novo ser mais leve (1.199 kg), em relação ao irmão mais velho com 1.305 kg. No zero a 100 km/h o Nivus faz em 9,9 segundos. O T-Cross precisa de 10,6 segundos para chegar à velocidade. Por ser mais leve, o Nivus ainda é melhor em todas as medições de retomadas e frenagens.

Versões e preços (Tabela FIPE):

Nivus

  • Nivus Comfortline 1.0 Turbo (Aut) (Flex) 2021: R$85.154
  • Nivus Launching Edition 1.0 200 TSI Flex Automático: R$91.365
  • Nivus Highline 1.0 Turbo (Flex) (Aut) 2021: R$92.931

T-Cross

  • T-Cross 1.0 TSI Flex 12V 5p Mecânico: R$ 82.659
  • T-Cross 1.0 TSI Flex 12V 5p Automático: R$ 90.112
  • T-Cross Comfortline 1.0 TSI Flex 5p Automático: R$ 99.485
  • T-Cross Highline 1.4 TSI Flex 16V 5p Automático: R$ 115.916

Agora com todas essas informações esperamos ter ajudado a chegar na melhor opção para você entre o T-Cross ou Nivus. Se você procura mais informações e comparações entre veículos, não deixe de acessar o nosso blog. Compartilhe também com seus amigos nas redes sociais. Até mais!