Se toda vez que você passa por uma rua esburacada ou com calçamento ruim você sente o carro trepidando e dá aquela dor no coração é porque você sabe a importância do sistema de suspensão e, principalmente, dos amortecedores!

Mais do que conforto, segurança é o que os amortecedores do seu carro garantem enquanto você dirige. Isso porque os amortecedores compõem o sistema de suspensão do veículo, controlando seu movimento.

Além disso, os amortecedores cumprem função de manter as rodas em contato com o solo, amortecendo os impactos gerados (daí o nome da peça). Consequentemente, os amortecedores permitem a estabilidade do carro durante as trepidações do trajeto, proporcionando estabilidade, segurança e conforto ao motorista e passageiros.

A conservação do sistema de suspensão depende em muito da forma como você dirige, por isso é importante saber diferenciar os mitos e verdades sobre amortecedores. Assim você evitará as ações que afetam os amortecedores sem cometer gafes no trânsito.

Leia mais: Higienização Automotiva: veja como fazer em casa com essas dicas

Como funcionam os amortecedores?

O sistema de suspensão dos carros é constituído basicamente por molas, braços e amortecedores que ligam o chassi às rodas do carro. Esses elementos são os responsáveis por minimizar os impactos que o veículo sofre enquanto dirige, garantindo que as rodas estejam em constante contato com o chão.

As molas desempenham o importante papel de absorver diretamente o impacto causado pelas irregularidades do solo, enquanto os amortecedores dissipam a energia do movimento, reduzindo as oscilações da mola e evitando que o carro oscile junto com elas. O princípio físico envolvido no funcionamento dos amortecedores é a dissipação de energia de um fluido ao passar por um canal estreito, transformando a energia de movimento em calor.

Os amortecedores têm por função manter as rodas em contato permanente com a pista. Isso porque a dissipação da energia mecânica nos óleos hidráulicos ajuda a homogeneizar a distribuição do peso para as rodas, o que é muito importante para melhorar a durabilidade das peças em relação à fadiga.

Em trechos esburacados, por exemplo, os amortecedores agem como um isolante de movimento, suavizando os solavancos que as rodas do carro estão transmitindo para o chassi e para os passageiros. Já durante a frenagem, os amortecedores da frente são solicitados a absorver a energia mecânica causada pelo deslocamento do centro de gravidade do carro para frente.

Em curvas fechadas e em alta velocidade a função dos amortecedores é manter todas as rodas no chão e distribuir o peso do chassi de maneira mais uniforme, compensando os efeitos da inércia do veículo na curva. E, durante a aceleração, o amortecedor suaviza o solavanco produzido, garantindo o conforto do motorista e dos passageiros.

Leia mais: Comprando o primeiro carro? Tudo o que você precisa saber

Mitos e verdades sobre amortecedores

OS AMORTECEDORES DEVEM SER TROCADOS SEMPRE AOS PARES

VERDADE! Ao trocar apenas uma de duas peças, dianteira ou traseira, passando a rodar com uma nova e outra usada, haverá um desequilíbrio, capaz de prejudicar a dirigibilidade com perda de eficiência. O ideal é substituir sempre os pares em cada eixo ou, se possível, realizar a manutenção de todo o conjunto.

AMORTECEDORES RECONDICIONADOS TÊM A MESMA EFICIÊNCIA DE NOVOS

MITO! As peças recondicionadas não passam pelo mesmo processo de produção que as novas, para garantir a qualidade e a segurança. Normalmente, a peça recondicionada recebe apenas uma pintura nova e o lubrificante empregado neste amortecedor é diferente do recomendado.

Por isso, essa peça recondicionada pode apresentar eficiência bem menor em comparação a uma peça nova. Portanto, a orientação é usar amortecedores novos. Além disso, é importante sempre desconfiar de preços muito abaixo do praticado pelo mercado.

QUANTO MAIOR O DESGASTE DOS AMORTECEDORES, MENOR O CONFORTO DOS PASSAGEIROS.

VERDADE! Quando os componentes da suspensão do carro estão em más condições, ele vai balançar mais, dificultando algumas manobras. Isso pode interferir diretamente nas condições de dirigibilidade do motorista.

Amortecedores em más condições causam balanços e trepidações excessivas, dificultando as manobras. Testes realizados por fabricantes de amortecedores apontam que um equipamento com 50% de desgaste eleva em 26% o cansaço do motorista, o que pode causar acidente.

O PRAZO DE TROCA DOS AMORTECEDORES É A CADA 40 MIL KM RODADOS

MITO! O desgaste é maior em carros que rodam sempre por vias mal pavimentadas ou em condições severas de uso, como táxis, veículos de transporte e de empresas. Nesses casos, a revisão deve ser feita, periodicamente, no máximo a cada 10 mil km, ou conforme recomendação da montadora.

AMORTECEDORES EM MAU ESTADO PODEM PROVOCAR AQUAPLANAGEM.

VERDADE! O desgaste dos componentes internos dos amortecedores leva à perda de eficiência e pode causar a redução do contato entre os pneus e o solo. Nos dias chuvosos, isso pode agravar a ocorrência de aquaplanagem, que ocorre quando os pneus perdem o contato com o solo devido à lâmina de água sobre o asfalto. Sem o contato dos pneus com a pista, o motorista perde totalmente o controle sobre o veículo, o que pode gerar acidentes. Amortecedores em mau estado agravam severamente a situação na medida em que a aquaplanagem poderá ocorrer em velocidades bem mais baixas.

PASSAR POR LOMBADAS NA DIAGONAL PRESERVA OS AMORTECEDORES

MITO! Ao passar por lombadas ou valetas na diagonal, esse deslocamento gera forças laterais na movimentação dos componentes. A posição pode acarretar folgas excessivas, ruídos, empenamentos e, em situações mais graves, o travamento total das peças. Para preservar os amortecedores e a suspensão, o correto é passar em velocidade baixa com o veículo em linha reta.

AMORTECEDORES RUINS COMPROMETEM ATÉ A FRENAGEM DO VEÍCULO

VERDADE! Ao frear, o veículo precisa, além de pneus em boas condições e um sistema de freios eficiente, de amortecedores em plenas condições. Afinal, são esses componentes que asseguram o total contato dos pneumáticos com o solo. O acionamento brusco dos freios provoca grande transferência de peso para o eixo dianteiro. Por isso, se houver algum problema no sistema de suspensão, o motorista pode até perder o controle da direção.

A MARESIA NÃO CAUSA DANOS AOS AMORTECEDORES

MITO! A maresia provoca oxidação e corrosão na lataria e em peças de metal, como a suspensão. Ao retornar do litoral, o carro deve ser lavado no mesmo dia, com shampoo automotivo, ou água e sabão neutro, incluindo a parte inferior.

Agora se você mora no litoral, recomenda-se cuidados permanentes na limpeza do seu veículo: lave o carro semanalmente, invista em selantes, faça manutenção na caixa de direção e nos amortecedores com maior frequência, faça uma limpeza especial nas conexões elétricas e procure sempre deixar o carro em lugares fechados.

Para proteger a parte inferior do veículo, o óleo de mamona é uma fácil, porém curta, solução. Ao borrifar o óleo na parte debaixo, ele segura a poeira e o sal, saindo facilmente com água de chuva ou empoçada e perdendo seu efeito.

A conservação dos amortecedores assim como de todos sistemas do carro depende fundamentalmente da forma como você dirige e os cuidados preventivos que dedica ao seu patrimônio. Um carro pode dar muita dor de cabeça se não for tratado com a atenção que merece, mas como uma manutenção preventiva permanente, ele quase não dá trabalho!