Já está sendo fabricado o primeiro carro movido à energia solar. Saiba tudo sobre essa novidade.

Parece ficção científica e a inspiração até pode vir do espaço, mas o primeiro carro movido a energia solar já é realidade.

Impulsionados pela corrida para substituição das fontes não sustentáveis de energia e, principalmente, do motor a combustão, cientistas e empresas estão apostando na energia solar como uma boa alternativa.

O primeiro carro movido a energia solar começará a ser construído pela empresa holandesa Lightyear. Ela anunciou que, ainda neste outono do hemisfério norte, será iniciado o processo de produção.

A Forbes classificou a startup como a “empresa automobilística mais revolucionária do planeta”.

A Lightyear foi fundada por um grupo de ex-alunos da Universidade de Eindhoven, na Holanda, que venceram a corrida do World Solar Challenge com seus carros solares, batizados de “Stella”.

Esses veículos foram capazes de gerar mais energia em seus painéis solares do que consumiram, em média – o que lhes permitiram terminar a jornada com mais carga do que quando começaram.

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Lightyear 0: o primeiro carro movido à energia solar

O Lightyear 0, primeiro carro movido à energia solar, terá painéis solares curvos em seu teto, capô e porta-malas que recarregam a bateria elétrica enquanto é dirigido ou mesmo quando permanece estacionado.

A primeira entrega na Europa pode ocorrer já em novembro de 2022. Segundo a empresa, ele poderá rodar cerca de 624 quilômetros sem parar para recarregar, e terá um alcance adicional de até 70 km por dia, a partir dos painéis solares.

Para comparação, isso é um pouco mais do que um Tesla Model 3 (600 km) e significativamente mais do que o Kia Niro Long Range (458 km).

Cada hora ao sol adicionará até 10 quilômetros de carga à bateria, de acordo com a Lightyear.

O alcance solar fornecerá uma alimentação adicional de quilômetros para viagens longas, mas também significa que o motorista gastará menos tempo em pontos de carregamento – ou talvez nem precise deles.

Com isso, o veículo tem a impressionante autonomia de 1.000 km, permitindo que motoristas dirijam por até sete meses em locais mais ensolarados sem precisar conectá-lo a uma estação de carregamento.

Lightyear 0 é um carro elétrico que mede cinco metros de comprimento, mas seu peso total é de apenas 1.575 quilos.

Ainda para beneficiar a aerodinâmica, o veículo traz câmeras no lugar dos espelhos externos.

No interior, possui uma tela de 10,1 polegadas, sensível ao toque, com um sistema de infoentretenimento que permite atualizações baseadas em nuvem e compatível com Android Auto.

Além disso, também no interior, quase todas as superfícies são feitas com materiais veganos ou de origem natural. É o caso dos assentos de camurça de microfibra ecológica e detalhes de palma de vime. 

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Limitações do Lightyear 0, o primeiro carro movido à energia solar

Enquanto todo o conceito do Lightyear 0 é baseado em melhorar a eficiência e reduzir o tempo de carregamento, em contrapartida ele tem uma velocidade máxima de apenas 100 km/h, e seu tempo para ir de 0 a 100 km/h são lentos 10 segundos.

O veículo também tem um custo bastante elevado: um dos 946 modelos de lançamento custará US$ 262.000. O valor é um pouco maior que uma Ferrari Roma e bem mais caro que veículos elétricos familiares de médio porte, como o Nissan Leaf (cerca de US $ 27.000) ou o Tesla Model 3 (US $50.000). 

A empresa espera lançar um modelo mais popular – provisoriamente chamado Lightyear Two – até 2025, que será vendido por cerca de US$ 31.215.

Lightyear One, o protótipo

O Lightyear 0 levou seis anos para ser fabricado, contando desde o tempo de pesquisas e design, até a prototipagem e testes. 

“Após seis anos de testes, interações, (re)projetos e inúmeros obstáculos, Lightyear 0 é a prova de que o impossível é realmente possível”, concluiu o CEO e cofundador da startup, Lex Hoefsloot.

O projeto, que antes era conhecido como Lightyear One, foi continuado no atual Lightyear 0. O modelo tem muito em comum com o protótipo, mas é capaz de fazer mais, com uma bateria menor, diz o CEO e cofundador da empresa, Lex Hoefsloot. 

“O trem de força é o mais eficiente do mundo”, afirma. Ele acrescenta que o formato aerodinâmico do carro e os motores nas quatro rodas permitem que uma bateria menor forneça a mesma autonomia.

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Concorrência

Outras empresas estão desenvolvendo carros com painéis solares, mas nenhuma está pronta para chegar ao mercado ainda. 

O Sono Sion, com produção prevista para 2023, promete fornecer uma média de 16 quilômetros de alcance solar por dia.

O Aptera Never Charge é um veículo de três rodas de aparência futurista que a empresa afirma coletar cerca de 65 km de energia solar por dia. A Aptera disse que espera que o carro entre em produção em 2023 e já tem 24.000 reservas.

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O primeiro carro movido a energia solar foi criado sob os princípios de minimalismo, sustentabilidade e conforto e promete atender o público que preza por liberdade de mobilidade, com a tranquilidade de uma energia sustentável.

Gostou de conhecer o primeiro carro movido à energia solar? Então continue nos visitando para muito mais curiosidades e novidades do universo automotivo. Até a próxima!