Como saber se a correia dentada está ruim? Veja aqui

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Aprenda como saber se a correia dentada está ruim identificando os sintomas de mau funcionamento do equipamento e saiba como fazer a manutenção preventiva para evitar contratempos.

Veículos são mecanismos complexos com uma série de elementos que precisam funcionar em perfeita sincronia. Quando alguma peça não está 100%, é comum que você perceba algo diferente no carro. Se o pneu estiver furado você vai sentir a direção puxando, o superaquecimento indica problemas no radiador, etc. Mas, existem equipamentos muito importantes para o funcionamento do motor que são mais difíceis de identificar, como saber se a correia dentada está ruim, por exemplo?

Sistemas complexos como o motor e o sistema de arrefecimento são compostos por várias peças e equipamentos. Mecânicos e profissionais da área costumam identificar pelo som possíveis problemas, mas a maioria dos motoristas precisa ficar mais atenta para perceber que há algo de errado. Por isso você precisa aprender a como saber se a correia dentada está ruim.

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O que é a Correia Dentada?

Entre os componentes mais importantes pelo bom funcionamento do motor está a correia dentada. Produzida com material emborrachado e flexível, ela é fixada entre polias e tensores e pode ser vista ao levantar o capô.

A correia dentada tem a função de sincronizar o giro do virabrequim junto com o comando de válvulas, mantendo o carro no giro perfeito e evitando que o pistão se choque com as válvulas do carro.

Ela é conectada através de dentes demarcados por toda a correia que se fixam as polias do comando(s) de válvula e a polia do virabrequim. Além da demarcação, ela possui um tensionador que faz com que a correia fique firme e tensionada, dando aderência tanto para a correia quanto para as polias. Alguns carros possuem polias de apoio para que a correia fique melhor tensionada.

Em outras palavras, é ela que garante que a válvula não estará dentro do cilindro quando o pistão estiver subindo para comprimir a mistura. Se isso acontece, empena as válvulas, pode furar a cabeça do pistão e até exigir a retífica do motor, quando não quebra o bloco ou entorta o cabeçote.

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Como saber se a correia dentada está ruim?

Apesar de ser difícil de identificar, principalmente nos dias de hoje quando os fabricantes de automóveis investem em correias mais resistentes e, consequentemente, menos ruidosas, existem alguns sintomas que podem indicar problemas na correia dentada.

Como saber se a correia dentada está ruim: RUÍDOS

Se você notar um ruído alto vindo da frente de seu veículo, algo um rangido de porta, pode ser um problema da correia dentada, causado por um desalinhamento ou desajuste. A única maneira de fazer o barulho ir embora é entrar em contato com um mecânico profissional e substituir a correia, ou tensioná-la corretamente.

Como saber se a correia dentada está ruim: SUPERAQUECIMENTO DO MOTOR

Quando a correia dentada ajuda a fornecer energia para resfriar o motor, ela pode contribuir para o aquecimento do motor. Assim que o motor começar a superaquecer, leve o seu veículo a um mecânico, pois se sua correia dentada se romper, isto pode causar sérios danos ao seu motor. Claro, além dos danos que o superaquecimento já pode causar por conta própria.

Como saber se a correia dentada está ruim: TRANCOS AO MUDAR DE MARCHA

Você já sentiu alguns trancos ao trocar de marcha? Isso é muito danoso para o motor do seu veículo, sabia? Esse processo tem relação direta com a correia, pois ela propaga o movimento do motor e sincroniza o comando de válvulas e os eixos de manivelas.

Essas pancadas e socos que o veículo pode dar na hora de mudar de marcha ocorrem quando se negligencia o tempo de sincronia entre a aceleração do automóvel e o acionamento do pedal da embreagem. Ou seja, acontece porque você espera muito para acelerar novamente depois que a marcha já foi engatada.

Isso também sucede quando você realiza o movimento no ciclo correto da sincronia, porém o veículo está em velocidade inapropriada. Isto é, quando não aumentou ou não reduziu o giro do motor para a troca de marcha.

Na realidade, esse tranco danifica o carro porque afeta diretamente a correia dentada. Se a velocidade está muito alta, e você não frear devagar para baixá-la, acontecerá uma distensão (esticamento) na correia.

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Quando trocar a correia dentada?

Como saber se a correia dentada está ruim e detectar sua necessidade de troca é algo complexo, é preciso ficar atento à quilometragem para substituí-la no tempo ideal. No manual do proprietário e também no plano de manutenção do veículo, a troca da correia (se houver) é indicada em determinada revisão, medida por km rodado.

Dependendo do estado, a correia pode ser trocada mais adiante, mas geralmente isso ocorre a partir de 60.000 km ou 5 anos de uso. Porém, dependendo do uso dado ao veículo, da manutenção, da qualidade da correia, entre diversos outros fatores, uma correia pode apresentar defeitos antes desse prazo. Sendo assim, é recomendada a inspeção da correia a partir de 40.000 km ou 3 anos da última troca.

A substituição da correia não é daqueles trabalhos para curiosos ou mecânicos de fim de semana. Uma correia mal colocada é igualmente prejudicial para a mecânica. Quando a correia é substituída, a bomba de água também precisa ser mudada. Numa oficina, o serviço inclui todo o kit e a bomba de água.

O tensor da correia também deve ser substituído, a fim de evitar travamento do mesmo por desgaste natural. É ele que mantém a correia ajustada na posição.

Não fazer a troca no período correto, pode fazer com que a correia dentada quebre com o motor em movimento. Se isso acontecer, é quase certo que você terá um sério problema com o seu carro e com o seu motor.

A maneira de evitar problemas com a correia dentada, além da manutenção periodicamente, está em alguns cuidados que você pode levar em consideração. Procure fazer sempre a aceleração gradual e suave do veículo, trocas de marchas suaves, sem forçar demais o motor, a fim de evitar a tensão exagerada da correia.

Alguns veículos utilizam corrente ao invés de correias, o que prolonga o período de troca, e também tem mais resistência que a própria correia. Com maior resistência e vida útil, vem um valor maior, tanto da peça quanto da manutenção.

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E então, o que você achou das nossas dicas para cuidar da correia dentada e evitar prejuízos no automóvel? Esperamos que essas informações possam ser úteis para você. Até mais!