Antes de saber qual é a medida ideal para calibragem de pneus, é importante entender o que significa a expressão calibrar. A expressão “calibrar”, significa regular a pressão dos pneus através da insuflação forçada de ar até o valor indicado pelo fabricante. Todos nós sabemos que as condições de tráfego de boa parte das estradas brasileiras são muito ruins e isso se reflete diretamente na vida dos pneus do seu carro. Buracos e outras deformações das estradas contribuem muito na causa de danos graves aos pneus. Quando os pneus passam por obstáculos acabam sofrendo uma compressão contra a roda e assim os flancos são deteriorados.

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Quando esses danos são ocasionados em altas velocidades podem resultar em avarias capazes de comprometer a segurança dos ocupantes do veículo Situação, essa, que pode levar inclusive à perda do controle da direção. A dica para garantir a saúde e o bem-estar dos seus pneus é trafegar em baixa velocidade e com os pneus calibrados e alinhados.

Muitos acidentes de trânsito são ocasionados pelo fato dos pneus estarem com a pressão do ar muito abaixo da ideal.

Calibragem de pneus

Porque isso ocorre? Ao fazer uma curva, o carro fica sujeito a uma força que tenta deslocá-lo para o centro da mesma chamada de “força centrífuga”. O que faz o carro ficar na pista é o atrito da banda de rodagem dos pneus com a superfície do asfalto. Se os pneus estiverem gastos, o carro pode ser deslocado numa direção resultante às forças aplicadas sobre o movimento do carro, vindo a sair da pista. Se a pressão dos pneus estiver baixa, eles podem se deformar a ponto de perderem completamente a resistência mecânica lateral, vindo a sair do encaixe das rodas, aumentando assim, o risco de capotagem.

Fique por dentro e entenda um pouco mais sobre a importância da calibragem dos pneus a seguir:

Para que serve a calibragem do pneu?

A falta de calibragem, além de ser um risco para a sua vida, também causa prejuízos para o seu bolso. Com um pneu descalibrado, o carro terá que fazer mais força para se locomover, consequentemente irá gastar mais combustível e certamente irá diminuir a vida útil das peças do carro.

Pneus mais estreitos precisam de atenção redobrada?

Os pneus estreitos devem ter atenção redobrada com a calibragem; caso contrário o veículo ficará instável na pista. Isso ocorre porque eles acabam perdendo toda a sua aderência, o que em dias de chuvas, pode provocar a aquaplanagem e causar um acidente.

Já os pneus mais largos possuem vantagens e desvantagens quando falamos de calibragem de pneus. 

Normalmente os pneus que são mais duros, também são os mais largos. A largura do pneu também aumenta a sua estabilidade, porém tira todo o conforto da direção. Por isso, quanto menor o pneu, maior deve ser a sua calibragem para garantir a estabilidade do veículo.

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Quando devo fazer a calibragem de pneus?

O mais indicado é que a calibragem seja feita a cada 15 dias. Assim, você garantirá uma vida útil mais prolongada dos pneus, e irá melhorar o desempenho do carro e o consumo de combustível. Isso também deixará os pneus mais seguros, casos haja necessidade de frenagem repentina ou em casos de estradas muito molhadas ou escorregadias.

Como o procedimento de calibragem de pneus deve ser realizado?

Calibragem de pneus

O procedimento da calibragem de pneus deve ser feito com os pneus frios, tendo rodado antes até três quilômetros, no máximo. Desse modo, as partículas de ar dentro dele estarão mais estáveis. Assim, a calibragem torna-se muito mais eficaz, pois as oscilações de pressão são menores.

Qual a calibragem de pneu certa para o meu veículo?

Importante verificar o manual do seu veículo, seguir sempre o indicado pelo fabricante. A checagem deve ser feita sempre com o pneu frio, como falamos anteriormente. Caso seu veículo seja mais antigo, essas informações de calibragem podem não estar disponíveis. Nesse caso, vale a calibragem máxima que está gravada no flanco dos pneus. Dica: use uma graduação menor que a informada para que o pneu não fique muito duro e o conforto na direção seja preservado.

Além da calibragem de pneus, existe também um procedimento chamado “rodízio. Já ouviu falar? 

O rodízio de pneus é uma prática comum para os carros que utilizam os 4 pneus iguais. O objetivo do rodízio é equilibrar o nível de desgaste entre os pneus e o procedimento é feito alterando as posições dos pneus segundo as recomendações de fábrica. Os carros que possuem tração dianteira das rodas acabam provocando um desgaste maior dos pneus dianteiros do que nos traseiros. Contudo, o rodízio pode ser feito em carros com tração 4×4 também.

Cada montadora de veículos ou fabricante de pneus indica uma quilometragem ideal para o rodízio e a melhor maneira de fazê-lo. O mais comum é que aconteça na faixa entre 5 mil e 10 mil km. O tipo de rodízio mais comum é quando os pneus traseiros passam para a frente e os da frente vão para as rodas traseiras. É importante ressaltar que pneus calibrados corretamente e que passam pelo rodízio de forma adequada tem uma vida útil melhor, proporcionam maior conforto ao motorista e aos passageiros e ainda ajudam a regular o consumo de gasolina.

Calibragem de pneus

Não esqueça também de verificar a calibragem de pneu do estepe.

Um imprevisto pode acontecer a qualquer momento, e, se for necessário usar o pneu estepe, ele deve estar pronto para sair rodando em perfeitas condições no veículo. Por isso, também deve ser calibrado semanalmente ou quinzenalmente, com uma ou duas libras a mais que o indicado, já que, se tudo der certo, ele ficará armazenado no porta-malas e pode esvaziar rapidamente. De preferência, o estepe deve ter o mesmo desenho dos demais pneus do veículo e a medida do aro deve ser a mesma. Geralmente, usar uma mesma marca de pneu em todas as rodas, inclusive no reserva, resolve a situação e evita problemas de transmissão ao conduzir o carro.

Vimos em nosso texto que é importante ficar atento e fazer a calibragem de pneus em seu veículo de maneira periódica, sem esquecer o estepe e o rodízio. Se você gostou do nosso artigo, não esqueça de compartilhar com seus amigos nas redes sociais. Até mais.