Se você é um apaixonado por carros e viveu os anos 80 e 90, certamente ouviu muito falar de carro turbo. Naquela época, turbo era sinônimo de muita potência, com doses grandes de torque e coices no motorista quando o motor turbo começava a funcionar. Hoje, para a indústria, o turbo é sinônimo de eficiência e downsizing. Ou seja, motores cada vez menores em volume ganham sistemas modernos que envolvem motor turbo e injeção direta, em uma equação que entrega boa potência, uma excelente faixa de torque e baixo consumo de combustível.
A moda do turbo veio para ficar e cada vez mais carros terão esse item em seus motores, inclusive sem que o consumidor perceba ou mesmo saiba que tem. Por isso, com todas as opções que o mercado oferece, saber diferenciar alguns motores é importante para que o consumidor entenda um possível negócio que esteja fazendo, comprando um carro com motor turbo ou aspirado
Nos últimos anos, as regulamentações principalmente na Europa começaram a ser mais rigorosas em termos de emissões de poluentes dos veículos. Por esse motivo, os fabricantes tiveram que continuar oferecendo a mesma potência, mas com menos poluição. Neste contexto, a tendência tem sido substituir os motores aspirados, que eram utilizados, por motores mais modernos e eficientes (superalimentados ou turboalimentados). Essa tendência não se estende apenas a modelos mais esportivos, mas também a encontramos em qualquer veículo utilitário. Além do que dissemos, há também outras diferenças entre um motor turbo e um aspirado. Continue com a gente e entenda as principais diferenças entre um motor turbo e um motor aspirado.
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Diferenças entre motor turbo e motor aspirado
Em um motor aspirado convencional, o ar chega aos cilindros pela pressão atmosférica e, no caso dos motores turbo, uma turbina é usada para fornecer o ar pressurizado aproveitando os gases de escape. Isso significa que nos motores mais modernos, a pressão aumenta entre 0,5 e 1,5 bar em relação à pressão atmosférica. Tendo em conta o funcionamento de um motor e outro, certas diferenças podem ser estabelecidas:
- Os motores turbos precisam de uma manutenção muito mais completa que os aspirados, já que trabalham a temperaturas mais altas e, se ocorrer uma avaria, o reparo será muito caro. Fundamentalmente deve-se dar atenção especial às trocas de óleo para assegurar que todas as partes do motor estejam perfeitamente lubrificadas e operem sem qualquer problema.
- O motor turbo também oferece maior desempenho. A resposta do carro ao dirigir em baixas e médias rotações é muito mais potente. No caso de um motor aspirado, observa-se mais potência também em baixas e altas rotações, embora em termos médios esteja em clara desvantagem em relação ao seu concorrente. Em um motor convencional, para alcançar a aceleração máxima, você deve usar a mudança de marcha para chegar ao limite. Isso não acontece com um aspirado, onde é possível dirigir com folga suficiente em marchas longas.
- No consumo também encontramos diferenças notáveis entre um motor e outro. De fato, uma das grandes vantagens que os fabricantes geralmente comunicam é a redução do consumo que é obtida com um motor turbo. Essa afirmação tem certas nuances, já que é verdade que um consumo menor comparado com um aspirado é alcançado se a mesma potência e certas situações forem levadas em consideração. No entanto, se constantemente submetemos o motor turbo a velocidade máxima, o custo do combustível será maior. Por outro lado, os motores aspirados não são muito suscetíveis à aceleração, o que reflete um consumo menor na potência máxima se comparado a um turbo.
- Concentrando-se na confiabilidade, de maneira geral não são encontradas grandes distinções, exceto pelo fato de que o motor aspirado inclui uma peça a menos e, com isso, um componente a menos que pode quebrar. Além disso, os motores turbo incluem um reforço para que suportem a alta pressão criada ao funcionar.
- Ao dirigir um veículo que possui um motor turbo, você perceberá como a direção é muito mais agressiva e energética. No caso dos aspirados, a sensação é muito diferente, pois oferece uma maior suavidade.
Como os motores turbos são o futuro, você deve levar em conta que se diferenciam em dois tipos: fixos e variáveis. Um turbo compressor variável é responsável por dosar a quantidade de gases de escape que passam pela turbina e, consequentemente, regula a pressão do turbo. Esse aspecto influencia positivamente a resposta e o desempenho oferecidos ao motor.
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Agora, qual a escolha ideal a fazer: motor turbo ou motor aspirado?
O motor turbo oferece mais eficiência, mas os aspirados têm um som mais limpo e também não demoram para que o sistema de sobrepotência entre em ação. A escolha entre um e outro depende, basicamente, do que está sendo buscado.
Conheça as principais dúvidas sobre o motor turbo
As questões mais comuns sobre o motor turbo são sobre durabilidade do sistema e economia.
- Durabilidade do sistema
A primeira delas é facilmente explicada, já que recai, basicamente, sobre os motores chamados preparados ou alterados. Isso é, motores aspirados de fábrica que são transformados em turbo pela instalação posterior do sistema.É bem comum o aumento dos custos de manutenção dos motores preparados, bem como a diminuição da vida útil das peças, já que, durante a adaptação, os componentes internos permanecem os mesmos projetados pela fábrica para o funcionamento apenas aspirado. O aumento considerável da pressão nos cilindros pela turbina instalada sobrecarrega o sistema original, provocando seu desgaste prematuro. Um motor turbo de fábrica é projetado para suportar as cargas do sistema e passa por diversos testes de comprovação, sendo seguros e duráveis.
- Economia
Os motores turbos, guiados corretamente, são notadamente mais econômicos que os aspirados. Mas não há um padrão exato da taxa de economia. O consumo irá variar sempre em função do projeto da montadora, projeto esse cheio de variáveis como desenho do motor, material utilizado e todos os detalhes e complexidades de um projeto de engenharia, além da maneira de condução do motorista. De maneira geral, especialistas calculam, como média, uma economia entre 20 e 30% no consumo de combustível dos carros turbo em relação aos aspirados.
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